Este trabalho, tem como finalidade fazer uma reflexão, acerca da importância das práticas pedagógicas utilizadas para a Inclusão de pessoas surdas na Educação de Jovens e Adultos; (EJA). A Educação de Jovens e Adultos, é uma modalidade de ensino da Educação Básica que atua nos níveis Fundamental e Médio, com o foco no público de jovens, adultos e idosos, que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos na idade certa. A LDB nº. 9.394/96 determina como responsabilidade do poder público, ações integradas e complementares que garantem oacesso e permanência do aluno no ensino da EJA. As práticas pedagógicas, são fundamentais no ensino aprendizagem de pessoas surdas, possibilitando uma vertente mais interativa e dinâmica, podendo proporcionar maior autonomia e aprendizagem durante o processo de construção. Logo, entendemos a relevância do profissional de Libras, no processo de ensino aprendizagem de surdos na EJA. Contudo, nota-se que a educação de surdos é pautada por legislações recentes, que visam assegurar dentre tantos aspectos, uma educação que contemple a singularidade dos mesmos emvirtude da necessidade de linguagens e códigos diferenciados, nesse sentido, o docente se torna crucial nesse processo, assim podendo garanti os direitos e deveres da pessoas surda na EJA, proporcionado equidade a todos. A metodologia abordada, trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada em uma investigação bibliográfica fundamentada no estudo dos seguintes autores: Costa(1994), Gatti (2010), Lacerda (2013), Soares (2005). A partir desse estudo, possibilitou perceber a relevância do profissional de libras, como também as práticas pedagógicas, que são utilizadas pelos docentes, afim de poder desenvolver a autonomia e aprendizagem da pessoa surda na EJA.