Este artigo tem como foco abordar o tema Alfabetização e aprendizagem de alunos com deficiência visual. Ser alfabetizado é um direito de todos, mas a uma pequena parte da população tem sido cerceado este direito. Diante desta situação, percebeu-se que a falta de conhecimento sobre os métodos de alfabetização seria um dos empecilhos para consolidação da alfabetização para esses alunos. A realidade atual exige transformações profundas na prática pedagógica. Em virtude disso, a alfabetização e o letramento vêm sendo uma preocupação constante na educação e, através desse estudo buscou-se refletir sobre as práticas da leitura, escrita e compreensão de mundo com adaptações e recursos pedagógicos. A partir das informações estudadas, destaca os principais recursos que podem ser utilizados como aliados para ajudar na prática docente no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa é compreender, analisar e refletir sobre a alfabetização do indivíduo com deficiência visual. E para tal, foi realizada uma análise bibliográfica para avaliar essa importância sob o aspecto pedagógico. Este trabalho teve como objetivo geral analisar os métodos de alfabetização e sua eficácia no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual na forma mais efetiva nas práticas sociais de leitura e escrita.