Este trabalho apresenta o relato de experiência oriundo do desenvolvimento do projeto sob título “Matemática divertida: utilização do geoplano e os sólidos geométricos”, desenvolvido na 2a série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves, situada na cidade de Patos no interior paraibano. A proposta surgiu da necessidade de trazer à tona os conhecimentos matemáticos, que proporcionasse aos alunos aplicação e correlação com a vida prática. O projeto teve como objetivo geral o reconhecimento, nomeação, comparação e cálculo das figuras geométricas espaciais, relacionando-as com objetos do mundo físico. Dessa forma, realizou-se um trabalho baseado na aplicação de atividades lúdicas e diferenciadas, com níveis gradativos de aprendizagem, incluindo desafios e atividades relacionados com as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa, relacionando a Geometria plana e espacial no ambiente que o aluno vive e se identifica. A metodologia deste trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e participante segundo Gil (2002). Como resultado foi possível perceber o aprendizado significativo por parte dos discentes, estes conseguiram distinguir as formas geométricas planas e espaciais que situadas seu entorno com as bases teóricas especificamente de área, ângulos, perímetro e volume e aplicação de fórmulas, por meio de contato com material concreto, leitura, interpretação e resolução de problemas cotidianos postos.