ENSINO POR PROJETO - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA MATEMÁTICA DIVERTIDA: UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108002 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 1438 "titulo" => "ENSINO POR PROJETO - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA MATEMÁTICA DIVERTIDA: UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência oriundo do desenvolvimento do projeto sob título “Matemática divertida: utilização do geoplano e os sólidos geométricos”, desenvolvido na 2a série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves, situada na cidade de Patos no interior paraibano. A proposta surgiu da necessidade de trazer à tona os conhecimentos matemáticos, que proporcionasse aos alunos aplicação e correlação com a vida prática. O projeto teve como objetivo geral o reconhecimento, nomeação, comparação e cálculo das figuras geométricas espaciais, relacionando-as com objetos do mundo físico. Dessa forma, realizou-se um trabalho baseado na aplicação de atividades lúdicas e diferenciadas, com níveis gradativos de aprendizagem, incluindo desafios e atividades relacionados com as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa, relacionando a Geometria plana e espacial no ambiente que o aluno vive e se identifica. A metodologia deste trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e participante segundo Gil (2002). Como resultado foi possível perceber o aprendizado significativo por parte dos discentes, estes conseguiram distinguir as formas geométricas planas e espaciais que situadas seu entorno com as bases teóricas especificamente de área, ângulos, perímetro e volume e aplicação de fórmulas, por meio de contato com material concreto, leitura, interpretação e resolução de problemas cotidianos postos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1438_TB8_19022024144521.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FLAVIO PORTELA SOARES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ FLÁVIO" "autor_email" => "joseflavioportelasoares@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108002 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 1438 "titulo" => "ENSINO POR PROJETO - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA MATEMÁTICA DIVERTIDA: UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência oriundo do desenvolvimento do projeto sob título “Matemática divertida: utilização do geoplano e os sólidos geométricos”, desenvolvido na 2a série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves, situada na cidade de Patos no interior paraibano. A proposta surgiu da necessidade de trazer à tona os conhecimentos matemáticos, que proporcionasse aos alunos aplicação e correlação com a vida prática. O projeto teve como objetivo geral o reconhecimento, nomeação, comparação e cálculo das figuras geométricas espaciais, relacionando-as com objetos do mundo físico. Dessa forma, realizou-se um trabalho baseado na aplicação de atividades lúdicas e diferenciadas, com níveis gradativos de aprendizagem, incluindo desafios e atividades relacionados com as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa, relacionando a Geometria plana e espacial no ambiente que o aluno vive e se identifica. A metodologia deste trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e participante segundo Gil (2002). Como resultado foi possível perceber o aprendizado significativo por parte dos discentes, estes conseguiram distinguir as formas geométricas planas e espaciais que situadas seu entorno com as bases teóricas especificamente de área, ângulos, perímetro e volume e aplicação de fórmulas, por meio de contato com material concreto, leitura, interpretação e resolução de problemas cotidianos postos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1438_TB8_19022024144521.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FLAVIO PORTELA SOARES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ FLÁVIO" "autor_email" => "joseflavioportelasoares@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }