O Presente artigo é um relato de experiência na prática pedagógica dos residentes e bolsistas da capes: Felipe Barbosa Luna e Fabiola Kened Monteiro Nascimento com a orientação da Prof.ª doutora Margareth Maria de Melo que é do movimento negro na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O trabalho desenvolvido na Escola Roberto Simosen incentivou as crianças a refletirem e entenderem a diversidade étnico-racial, a miscigenação, o racismo e aceitação da própria cor. Utilizando a arte, a história, a interpretação de linguagem verbal e não verbal por meio de slides com imagens e textos curtos, buscou-se de forma interdisciplinar provocar o corpo discente a pensar a temática: “A ideia do negro – desmistificando o preconceito”, na semana da Consciência Negra. A prática desenvolvida motivou a articulação e escrita deste artigo com o objetivo de refletir sobre a integração da consciência racial nas práticas pedagógicas, tanto no cotidiano como em datas comemorativas. Neste sentido, como base para essa prática, coalizamos alguns teóricos que fundamentaram nossa atividade: Santos (2021); Albuquerque e Fraga Filho (2006); Hooks (2006) entre outros. Destacamos que a consciência racial não somente faz parte de um dia comemorativo, mas de lutas da vida contra o racismo, é preciso ao longo do ano letivo trabalhar essa temática para superação de qualquer forma de discriminação, racismo e preconceito, pois é no cotidiano que essa questão aparece e deve ser enfrentada na construção de uma educação antirracista.