POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108711 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 3566 "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a inclusão da criança com Espectro do Transtorno Autista (TEA) no ensino regular na perspectiva da Educação Inclusiva, através de relato de experiência. A metodologia adotada envolveu a pesquisa qualitativa, como técnica para coleta de dados utilizamos a observação participante e anotações no diário de campo. Participaram da pesquisa uma criança com TEA, com cinco anos, regularmente matriculada numa creche pré-escola, além da professora da turma. As análises foram desenvolvidas com base nas contribuições de Vygotsky (1995), Mantoan (2003) e Freire (1996), entre outros autores e referenciais que problematizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enquanto recorte metodológico para a inclusão escolar. Levanta questionamentos relevantes acerca do relacionamento professor e aluno na perspectiva histórico-crítica acerca da inclusão nos espaços escolares ao destacar o processo educacional com uma criança com deficiência ou não e o percurso a ser tomado. Os resultados da pesquisa mostram na elaboração da proposta, que os aspectos observados no desenvolvimento da criança, partem da compreensão do fazer pedagógico comprometido com a diversidade humana e a transformação da cultura pedagógica, visando mudar o foco das dificuldades apresentadas. Criando possibilidades para o desenvolvimento de habilidades inerentes ao ritmo e desafios próprios de cada indivíduo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID3566_TB981_12052024235425.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE FABLÍCIO MORAES TAVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquelinefablicio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108711 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 3566 "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a inclusão da criança com Espectro do Transtorno Autista (TEA) no ensino regular na perspectiva da Educação Inclusiva, através de relato de experiência. A metodologia adotada envolveu a pesquisa qualitativa, como técnica para coleta de dados utilizamos a observação participante e anotações no diário de campo. Participaram da pesquisa uma criança com TEA, com cinco anos, regularmente matriculada numa creche pré-escola, além da professora da turma. As análises foram desenvolvidas com base nas contribuições de Vygotsky (1995), Mantoan (2003) e Freire (1996), entre outros autores e referenciais que problematizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enquanto recorte metodológico para a inclusão escolar. Levanta questionamentos relevantes acerca do relacionamento professor e aluno na perspectiva histórico-crítica acerca da inclusão nos espaços escolares ao destacar o processo educacional com uma criança com deficiência ou não e o percurso a ser tomado. Os resultados da pesquisa mostram na elaboração da proposta, que os aspectos observados no desenvolvimento da criança, partem da compreensão do fazer pedagógico comprometido com a diversidade humana e a transformação da cultura pedagógica, visando mudar o foco das dificuldades apresentadas. Criando possibilidades para o desenvolvimento de habilidades inerentes ao ritmo e desafios próprios de cada indivíduo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID3566_TB981_12052024235425.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE FABLÍCIO MORAES TAVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquelinefablicio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }