Este trabalho objetiva discutir a inclusão da criança com Espectro do Transtorno Autista (TEA) no ensino regular na perspectiva da Educação Inclusiva, através de relato de experiência. A metodologia adotada envolveu a pesquisa qualitativa, como técnica para coleta de dados utilizamos a observação participante e anotações no diário de campo. Participaram da pesquisa uma criança com TEA, com cinco anos, regularmente matriculada numa creche pré-escola, além da professora da turma. As análises foram desenvolvidas com base nas contribuições de Vygotsky (1995), Mantoan (2003) e Freire (1996), entre outros autores e referenciais que problematizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enquanto recorte metodológico para a inclusão escolar. Levanta questionamentos relevantes acerca do relacionamento professor e aluno na perspectiva histórico-crítica acerca da inclusão nos espaços escolares ao destacar o processo educacional com uma criança com deficiência ou não e o percurso a ser tomado. Os resultados da pesquisa mostram na elaboração da proposta, que os aspectos observados no desenvolvimento da criança, partem da compreensão do fazer pedagógico comprometido com a diversidade humana e a transformação da cultura pedagógica, visando mudar o foco das dificuldades apresentadas. Criando possibilidades para o desenvolvimento de habilidades inerentes ao ritmo e desafios próprios de cada indivíduo.