O ensino de ciências desempenha um papel crucial na formação dos indivíduos e na sua capacidade de compreender o mundo ao seu redor. No entanto, garantir uma educação científica de qualidade para todos os alunos enfrenta desafios significativos, especialmente quando se trata da inclusão de estudantes com deficiência. O objetivo deste artigo é mapear estudos na área da educação com enfoque em abordagens inclusivas no ensino de Ciências. Para isso, exploramos questões históricas sobre inclusão, os desafios enfrentados pelos professores de ciências ao incluir alunos com deficiência e as possibilidades de um ensino de ciências verdadeiramente inclusivo. Os escritos utilizados na realização deste trabalho foram obtidos através de buscas por palavras-chaves em revistas com Qualis A1, A2 e A3, às quais discutem ações inclusivas no ensino de Ciências. O critério utilizado na seleção dos trabalhos incluiu relevância da temática em debate, apontamentos sobre aspectos inclusivos e debates sobre os desafios dos professores de Ciências na inclusão de estudantes com deficiência publicados nos últimos quatro anos. Ao todo foram encontrados 63 artigos, dos quais foram selecionados 12 que contemplam com maior clareza sobre a temática em tela. Os dados encontrados refletem sobre os avanços no processo de inclusão escolar, no entanto, apontam alguns aspectos como a formação de professores e a falta de estrutura das escolas como entraves na inclusão dos estudantes com deficiência.