O período de formação docente é um marco fundamental para alcançar as habilidades e competências necessárias no campo pedagógico. Os cursos superiores de licenciatura assumem um papel crucial na formação e preparação dos futuros professores, que são profissionais essenciais para direcionar o aluno a uma abordagem efetiva e significativamente democrática do ensino, e promover um ambiente educacional inclusivo, o que poderá refletir-se em uma sociedade justa e igualitária. O trabalho tem como objetivo analisar e identificar os 7 cursos de licenciatura em ciências (biologia, física e química) da Universidade Federal de Pernambuco, a partir dos projetos pedagógicos de cursos (PPCs), matrizes e perfis curriculares. Trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratório a partir de uma pesquisa documental e análise de conteúdo disponibilizado pela instituição superior nos 3 campi da universidade. Os resultados obtidos demonstram que os cursos apresentam escassez de componentes curriculares que abordem a perspectiva da educação inclusiva, possuindo apenas Libras como única disciplina obrigatória durante todo o período inicial de formação de professores. Ademais, a invisibilidade concedida aos PPCs dos cursos de licenciatura em ciências revela o despreparo dos docentes frente às diversidades dos alunos em sala de aula durante a sua formação inicial, evidenciando a necessidade de um olhar significativo organizacional das licenciaturas.