Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESAFIOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO - PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Educação Matemática inclusiva
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Como instrumento para coleta de dados, utilizamos um questionário aberto com dez questões buscando conhecer tanto a infraestrutura educacional para acolher alunos com deficiência como também o preparo dos profissionais da educação para ministrar aulas para esses alunos. As conclusões gerais indicam que as escolas estão comprometidas com a inclusão de alunos com necessidades especiais, oferecendo Atendimento Educacional Especializado e recursos multifuncionais. Observou-se a presença de cuidadores educacionais e a realização de formações específicas para professores na área da Educação Especial. Além disso, as escolas contam com recursos pedagógicos variados, tanto assistivos quanto não assistivos, e promovem a participação ativa das famílias no processo educacional. No entanto, a pesquisa também revelou desafios, como a resistência de alguns responsáveis e professores ao processo de inclusão desses estudantes e a necessidade de melhorias contínuas no ensino-aprendizagem, principalmente, relacionada a disciplina de matemática. A colaboração entre a escola, a família e a comunidade é fundamental para superar esses obstáculos e promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Através deste estudo, fica evidente que, apesar dos avanços, ainda há um caminho significativo a ser percorrido para que a Educação Especial alcance seu potencial pleno nas escolas estaduais de Monteiro.O presente artigo investiga a oferta da Educação Especial em escolas estaduais do município de Monteiro no estado da Paraíba, sob a ótica da Educação Inclusiva." 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente artigo investiga a oferta da Educação Especial em escolas estaduais do município de Monteiro no estado da Paraíba, sob a ótica da Educação Inclusiva. Foram visitadas três escolas de Ensino Médio, para entender como a Educação Especial é ofertada, implementada e quais são os desafios e práticas desenvolvidas nessa área. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos um questionário aberto com dez questões buscando conhecer tanto a infraestrutura educacional para acolher alunos com deficiência como também o preparo dos profissionais da educação para ministrar aulas para esses alunos. As conclusões gerais indicam que as escolas estão comprometidas com a inclusão de alunos com necessidades especiais, oferecendo Atendimento Educacional Especializado e recursos multifuncionais. Observou-se a presença de cuidadores educacionais e a realização de formações específicas para professores na área da Educação Especial. Além disso, as escolas contam com recursos pedagógicos variados, tanto assistivos quanto não assistivos, e promovem a participação ativa das famílias no processo educacional. No entanto, a pesquisa também revelou desafios, como a resistência de alguns responsáveis e professores ao processo de inclusão desses estudantes e a necessidade de melhorias contínuas no ensino-aprendizagem, principalmente, relacionada a disciplina de matemática. A colaboração entre a escola, a família e a comunidade é fundamental para superar esses obstáculos e promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Através deste estudo, fica evidente que, apesar dos avanços, ainda há um caminho significativo a ser percorrido para que a Educação Especial alcance seu potencial pleno nas escolas estaduais de Monteiro.

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