A educação é essencial na vida de cada ser humano. A maneira pela qual a educação é pensada, perpassa por concepções e políticas educacionais. Para cada momento histórico há uma forma de organizar o sistema educacional e esse é regido por leis, documentos e decretos. A formulação e implementação de Políticas educacionais precisam atender as demandas e dentre elas encontram-se a Educação Especial e Inclusiva. Este trabalho objetivou verificar o contexto histórico da Educação Especial e Inclusiva e analisar a Política Nacional de Educação Especial Na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). O intuito foi refletir sobre essa modalidade de ensino e observar se as propostas das políticas educacionais, atendem às necessidades da inclusão na atualidade. A pesquisa utilizou o método qualitativo, bibliográfico e documental. Foi observado uma diversidade de documentos que tratam da educação inclusiva, percebeu-se conflito de interesse das políticas nacionais vinculadas aos organismos internacionais, além de propensões políticas e econômicas em nível nacional. O estudo mostrou que as Políticas Nacionais Inclusivas estão em constante movimento, que passam por progresso e retrocesso e fazem parte de uma dinâmica pautada em relação de poder e em diversos momentos, deixam de atender às reais necessidades do PAEE (Público Alvo da Educação Especial). Ficou visível que há um longo caminho a percorrer, apesar das iniciativas.