A oferta de uma escola para todos por meio da inclusão exige a adoção de estratégias que possibilitem sua efetivação. Sendo assim, propomos um olhar acerca da adaptação e da flexibilização curricular como abordagens pedagógicas que buscam atender às necessidades individuais dos alunos, reconhecendo os enfoques de cada uma. A adaptação curricular refere-se à modificação de atividades, materiais ou métodos de ensino para atender às necessidades específicas de um aluno, como adaptações para alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Enquanto, a flexibilização curricular envolve a criação de um currículo mais aberto e adaptável, que permite ajustes para atender às diferentes habilidades, interesses e estilos de aprendizagem de todos os alunos, sem necessariamente alterar o conteúdo central. A partir de levantamento bibliográfico, aprofundaremos cada uma das abordagens na tentativa de aproximá-las no seu contexto de utilização. Além de refletir sobre como integrar esses dois conceitos de forma eficaz, reconhecendo que cada aluno é único e pode se beneficiar de diferentes formas de apoio e ajustes no ambiente educacional. Diante do exposto, podemos concluir que a aproximação entre adaptação e flexibilização curricular gera uma abordagem mais abrangente e centrada no aluno ao reconhecer e atender às necessidades individuais de todos os alunos, enquanto promove uma educação inclusiva e de qualidade para todos.