CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DIÁLOGO, LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108521 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 3089 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DIÁLOGO, LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO" "resumo" => "Existem diversos recursos de Geografia e práticas educativas que contribuem significativamente na construção do conhecimento e no desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiência visual: mapas, maquetes e livros táteis, falados ou audiolivros, entre outros. A Geografia está presente em todos os lugares, construímos geografias por espaços distintos, são inúmeras possibilidades de atuação. A história pode ser iniciada sobre narrativas em uma pequena cidade, campo, bairro ou até mesmo na escola, incluindo os principais atores com deficiência visual, imigrantes e indígenas, retratando a pluralidade existente, somos sujeitos múltiplos. Almejando a consolidação de práticas inclusivas, o presente trabalho utiliza a contação de histórias como metodologia potente para ensinar Geografia para as crianças com deficiência visual. As questões norteadoras foram: Como construir conceitos de Geografia com as crianças com deficiência visual através da literatura? Quais as possibilidades para tornar as aulas inclusivas e dialógicas? Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, norteada pela perspectiva histórico-cultural e campo dos estudos sobre a deficiência e educação. A discussão teórica está relacionada com a tríade: Ensino de Geografia Inclusivo – Processo de ensino-aprendizagem das crianças com deficiência visual e Geografia da infância. A contação de histórias permite desvelar a Geografia, ultrapassando o imagético, expressa a linguagem e a interação social, representa a articulação da ludicidade, construção e ressignificação de conceitos, autonomia e expressão, elementos essenciais para o desenvolvimento. Além da voz, elementos táteis e multissensoriais para construção de cenários podem ser amplamente utilizados, considerando as especificidades e potencialidades das crianças e objetivos da aula. O refazer-se, docente, torna-se essencial para efetivar a inclusão, uma vez que somos sujeitos em constante transformação. A escola é o lugar de socialização, desenvolvimento e difusão do conhecimento. Em seu cerne, traz a alteridade, a diversidade, onde não há espaço para práticas reducionistas e homogêneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3089_TB707_07072024171928.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Karoline" "autor_email" => "karol.oliveira25@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108521 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 3089 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DIÁLOGO, LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO" "resumo" => "Existem diversos recursos de Geografia e práticas educativas que contribuem significativamente na construção do conhecimento e no desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiência visual: mapas, maquetes e livros táteis, falados ou audiolivros, entre outros. A Geografia está presente em todos os lugares, construímos geografias por espaços distintos, são inúmeras possibilidades de atuação. A história pode ser iniciada sobre narrativas em uma pequena cidade, campo, bairro ou até mesmo na escola, incluindo os principais atores com deficiência visual, imigrantes e indígenas, retratando a pluralidade existente, somos sujeitos múltiplos. Almejando a consolidação de práticas inclusivas, o presente trabalho utiliza a contação de histórias como metodologia potente para ensinar Geografia para as crianças com deficiência visual. As questões norteadoras foram: Como construir conceitos de Geografia com as crianças com deficiência visual através da literatura? Quais as possibilidades para tornar as aulas inclusivas e dialógicas? Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, norteada pela perspectiva histórico-cultural e campo dos estudos sobre a deficiência e educação. A discussão teórica está relacionada com a tríade: Ensino de Geografia Inclusivo – Processo de ensino-aprendizagem das crianças com deficiência visual e Geografia da infância. A contação de histórias permite desvelar a Geografia, ultrapassando o imagético, expressa a linguagem e a interação social, representa a articulação da ludicidade, construção e ressignificação de conceitos, autonomia e expressão, elementos essenciais para o desenvolvimento. Além da voz, elementos táteis e multissensoriais para construção de cenários podem ser amplamente utilizados, considerando as especificidades e potencialidades das crianças e objetivos da aula. O refazer-se, docente, torna-se essencial para efetivar a inclusão, uma vez que somos sujeitos em constante transformação. A escola é o lugar de socialização, desenvolvimento e difusão do conhecimento. Em seu cerne, traz a alteridade, a diversidade, onde não há espaço para práticas reducionistas e homogêneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3089_TB707_07072024171928.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Karoline" "autor_email" => "karol.oliveira25@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }