A AFETIVIDADE COMO MEIO DE PROMOÇÃO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108629 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 870 "inscrito_id" => 2460 "titulo" => "A AFETIVIDADE COMO MEIO DE PROMOÇÃO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma espécie de distúrbio do neurodesenvolvimento do indivíduo, caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação, na interação social e padrões de comportamentos repetitivos, dentre outras características. Para esta produção acadêmica, tivemos como objetivo geral: Refletir sobre a importância da afetividade na promoção a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA na Educação Infantil. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. Nos fundamentamos teoricamente em vários estudiosos. Destacamos: Wallon (1954); (1986); Salla (2011); Silva; Gaiato; Reveles (2012) dentre outros e algumas legislações e resoluções. Os resultados principais obtidos nos mostram que, de fato, a afetividade é uma ferramenta importante para o processo de inclusão da criança com TEA nesta etapa da Educação Básica, entretanto, não é a única. Nossos estudos e pesquisas buscando responder nossa questão central, também nos permitiram chegar as seguintes considerações: O autismo é um transtorno que se caracteriza por causar prejuízos no desenvolvimento global da criança; A afetividade tem uma função mediadora nos processos de desenvolvimento e aprendizagem infantis; A inclusão é uma possibilidade de respeito e valorização das características e possibilidades da criança com TEA. Portanto, ela (A afetividade) pode ser usada como instrumento no desenvolvimento integral da pessoa com autismo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2460_TB870_07072024134904.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA LUANA MUNIZ DE ANDRADE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MAYRA LUANA" "autor_email" => "mayraluana060@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108629 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 870 "inscrito_id" => 2460 "titulo" => "A AFETIVIDADE COMO MEIO DE PROMOÇÃO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma espécie de distúrbio do neurodesenvolvimento do indivíduo, caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação, na interação social e padrões de comportamentos repetitivos, dentre outras características. Para esta produção acadêmica, tivemos como objetivo geral: Refletir sobre a importância da afetividade na promoção a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA na Educação Infantil. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. Nos fundamentamos teoricamente em vários estudiosos. Destacamos: Wallon (1954); (1986); Salla (2011); Silva; Gaiato; Reveles (2012) dentre outros e algumas legislações e resoluções. Os resultados principais obtidos nos mostram que, de fato, a afetividade é uma ferramenta importante para o processo de inclusão da criança com TEA nesta etapa da Educação Básica, entretanto, não é a única. Nossos estudos e pesquisas buscando responder nossa questão central, também nos permitiram chegar as seguintes considerações: O autismo é um transtorno que se caracteriza por causar prejuízos no desenvolvimento global da criança; A afetividade tem uma função mediadora nos processos de desenvolvimento e aprendizagem infantis; A inclusão é uma possibilidade de respeito e valorização das características e possibilidades da criança com TEA. Portanto, ela (A afetividade) pode ser usada como instrumento no desenvolvimento integral da pessoa com autismo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2460_TB870_07072024134904.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA LUANA MUNIZ DE ANDRADE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MAYRA LUANA" "autor_email" => "mayraluana060@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }