O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma espécie de distúrbio do neurodesenvolvimento do indivíduo, caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação, na interação social e padrões de comportamentos repetitivos, dentre outras características. Para esta produção acadêmica, tivemos como objetivo geral: Refletir sobre a importância da afetividade na promoção a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA na Educação Infantil. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. Nos fundamentamos teoricamente em vários estudiosos. Destacamos: Wallon (1954); (1986); Salla (2011); Silva; Gaiato; Reveles (2012) dentre outros e algumas legislações e resoluções. Os resultados principais obtidos nos mostram que, de fato, a afetividade é uma ferramenta importante para o processo de inclusão da criança com TEA nesta etapa da Educação Básica, entretanto, não é a única. Nossos estudos e pesquisas buscando responder nossa questão central, também nos permitiram chegar as seguintes considerações: O autismo é um transtorno que se caracteriza por causar prejuízos no desenvolvimento global da criança; A afetividade tem uma função mediadora nos processos de desenvolvimento e aprendizagem infantis; A inclusão é uma possibilidade de respeito e valorização das características e possibilidades da criança com TEA. Portanto, ela (A afetividade) pode ser usada como instrumento no desenvolvimento integral da pessoa com autismo.