É amplamente reconhecido que os estudantes atípicos possuem uma diversidade de estilos de aprendizagem e necessidades individuais, demandando adaptações nas atividades educacionais para garantir sua participação plena. A implementação de atividades colaborativas inclusivas no ensino de ciências desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação equitativa e enriquecedora para todos os envolvidos no processo educacional científico. Este trabalho relata uma experiência de Sequência Didática (SD) desenvolvida com um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre alimentação saudável e nutrição. O planejamento das atividades foi desenvolvido para uma turma de 8º ano, composta por 32 estudantes, da qual o estudante com TEA faz parte. Durante as aulas de Ciências, os alunos participaram de uma sondagem para avaliar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Nessa etapa, foram fornecidas imagens representativas de uma variedade de alimentos, incluindo opções saudáveis e não saudáveis, e um modelo de prato. Os alunos foram incentivados a distribuir os alimentos no prato de acordo com suas percepções sobre a importância de cada um para uma dieta equilibrada ao longo do dia. Em seguida, foram realizadas aulas dialógicas focadas nos nutrientes essenciais, como carboidratos, proteínas, vitaminas e lipídios, e sua importância para uma alimentação saudável. Posteriormente, os alunos foram orientados na elaboração de cartazes educativos utilizando uma pirâmide alimentar como referência, consolidando os conceitos aprendidos e promovendo uma compreensão visual das diretrizes para uma dieta equilibrada. De modo geral, o conjunto de atividades desenvolvidas foi relevante no processo de aprendizagem, visto que consolidaram os conhecimentos do estudante com TEA, levando-o a refletir sobre a importância de consumir uma variedade de alimentos para obter nutrientes essenciais para a saúde.