Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o ensino da língua inglesa para surdos no estado do Mato Grosso nos últimos cinco anos, considerando a complexidade desse processo educacional. Os surdos têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua natural (L1) e o português como segunda língua (L2), enfrentando desafios específicos ao aprender uma terceira língua, como o inglês, fundamental para sua inclusão social e profissional. Utilizando a metodologia qualitativa e a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados envolve a busca de artigos científicos nacionais e internacionais sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos nas bases de dados Science Direct/Elsevier, SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão abrangem artigos completos publicados entre 2019 e 2023 em inglês, português ou espanhol, que abordem o tema. Após a seleção dos artigos, eles serão agrupados por temas e propostas. Uma análise detalhada das propostas didáticas, especialmente as de intervenção, será realizada, visando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes no ensino de línguas estrangeiras para surdos, promovendo sua inclusão linguística e social.