A presente pesquisa destaca a importância da formação de professores, que desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação de qualidade, abordando os desafios enfrentados pelos educadores, e o impacto dessa formação na educação inclusiva. O método utilizado foi o analítico-sintético, onde foram identificados os principais pontos relacionados à importância da formação de professores na educação inclusiva. Além disso foi realizada uma pesquisa investigativa analisando a prática pedagógica em uma sala de aula, da rede particular e uma da rede pública no município de Campina Grande/ PB, para explicar esses desafios. Ser professor é enfrentar as pluralidades contidas em sala de aula, é saber que cada criança, seja ela típica ou atípica ira necessitar de um atendimento individualizado, e devido a diversidade de crianças com diferentes características e necessidades em sala. Quando falamos na formação inclusiva, se trata de uma formação destinada a capacitar profissionais competentes para lê dar desde deficiências físicas e sensoriais até dificuldades de aprendizagem, desse modo se faz necessário que os profissionais da educação estejam preparados para atender a grande variedade de alunos. A formação adequada capacita os professores, para que assim eles possam e saibam adaptar suas práticas pedagógicas, invés de pretender que os alunos se adaptem, oferecendo assim suporte de qualidade individualizado a cada indivíduo. Investir na formação do corpo docente é fundamental para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.