CUIDADOR ESCOLAR COMO AGENTE DE INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS CUIDADORES
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108654 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 908 "inscrito_id" => 2816 "titulo" => "CUIDADOR ESCOLAR COMO AGENTE DE INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS CUIDADORES" "resumo" => "Nos últimos cinco anos, no âmbito educacional brasileiro especialmente na educação básica, houve um aumento significativo no número de matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial nas escolas regulares, conforme revelam dados do Censo da educação básica 2023 (Brasil, 2023). Esses estudantes devem receber atendimento individualizado e suporte pedagógico, visando sua participação de forma efetiva na escola. Nesse sentido, surge a figura do cuidador, também chamado profissional de apoio escolar de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também com a Lei n° 12.764/2012. O artigo em tela tem o objetivo de ressaltar a importância desse profissional para efetivação da inclusão no âmbito escolar. Metodologicamente, este estudo se baseia nas abordagem de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados, a aplicação de um questionário online junto a quatro cuidadores que atuam nas escolas (2 da rede pública e 2 da rede privada) no Estado da Paraíba. Teoricamente, apoiamos nos marcos normativos Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e (Brasil, 2023); Declaração de Salamanca (1994), autores como Silva (2018); Lopes (2018), entre outros. Os resultados indicam que a função do cuidador vem acontecendo de maneira mecanizada, nota-se também as diferenças de profissionalidade na dualidade de ensino, no entanto, é notório a importância do cuidador como agente perspicaz na inclusão efetiva. Nesse cenário, inserir essa temática é instigar uma maior informação sobre o papel desse profissional, visando seu reconhecimento social, além de discutir esse tema tão pouco discutido no âmbito acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2816_TB908_25062024140546.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "José Lucas" "autor_email" => "jlucassp987@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108654 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 908 "inscrito_id" => 2816 "titulo" => "CUIDADOR ESCOLAR COMO AGENTE DE INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS CUIDADORES" "resumo" => "Nos últimos cinco anos, no âmbito educacional brasileiro especialmente na educação básica, houve um aumento significativo no número de matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial nas escolas regulares, conforme revelam dados do Censo da educação básica 2023 (Brasil, 2023). Esses estudantes devem receber atendimento individualizado e suporte pedagógico, visando sua participação de forma efetiva na escola. Nesse sentido, surge a figura do cuidador, também chamado profissional de apoio escolar de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também com a Lei n° 12.764/2012. O artigo em tela tem o objetivo de ressaltar a importância desse profissional para efetivação da inclusão no âmbito escolar. Metodologicamente, este estudo se baseia nas abordagem de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados, a aplicação de um questionário online junto a quatro cuidadores que atuam nas escolas (2 da rede pública e 2 da rede privada) no Estado da Paraíba. Teoricamente, apoiamos nos marcos normativos Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e (Brasil, 2023); Declaração de Salamanca (1994), autores como Silva (2018); Lopes (2018), entre outros. Os resultados indicam que a função do cuidador vem acontecendo de maneira mecanizada, nota-se também as diferenças de profissionalidade na dualidade de ensino, no entanto, é notório a importância do cuidador como agente perspicaz na inclusão efetiva. Nesse cenário, inserir essa temática é instigar uma maior informação sobre o papel desse profissional, visando seu reconhecimento social, além de discutir esse tema tão pouco discutido no âmbito acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2816_TB908_25062024140546.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "José Lucas" "autor_email" => "jlucassp987@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }