Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CUIDADOR ESCOLAR COMO AGENTE DE INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS CUIDADORES

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Nos últimos cinco anos, no âmbito educacional brasileiro especialmente na educação básica, houve um aumento significativo no número de matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial nas escolas regulares, conforme revelam dados do Censo da educação básica 2023 (Brasil, 2023). Esses estudantes devem receber atendimento individualizado e suporte pedagógico, visando sua participação de forma efetiva na escola. Nesse sentido, surge a figura do cuidador, também chamado profissional de apoio escolar de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também com a Lei n° 12.764/2012. O artigo em tela tem o objetivo de ressaltar a importância desse profissional para efetivação da inclusão no âmbito escolar. Metodologicamente, este estudo se baseia nas abordagem de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados, a aplicação de um questionário online junto a quatro cuidadores que atuam nas escolas (2 da rede pública e 2 da rede privada) no Estado da Paraíba. Teoricamente, apoiamos nos marcos normativos Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e (Brasil, 2023); Declaração de Salamanca (1994), autores como Silva (2018); Lopes (2018), entre outros. Os resultados indicam que a função do cuidador vem acontecendo de maneira mecanizada, nota-se também as diferenças de profissionalidade na dualidade de ensino, no entanto, é notório a importância do cuidador como agente perspicaz na inclusão efetiva. Nesse cenário, inserir essa temática é instigar uma maior informação sobre o papel desse profissional, visando seu reconhecimento social, além de discutir esse tema tão pouco discutido no âmbito acadêmico.

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