Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE SURDOS COM EQUIDADE.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

RESUMO A ideia da inclusão de surdos no ambiente escolar começo a ser gestada na Constituição Federal de 1988, onde o direito a educação tornou-se essencial independente das especificidades dos entes brasileiros. Com respaldo nas Declarações e Convenções que culminaram com ”A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva” em 2008, o ponto de partida para efetivação de políticas públicas voltadas ao público alvo da Educação Especial. Neste momento as pessoas surdas foram inseridas nas salas regulares com suporte pedagógico de um intérprete e das Salas de Recursos Multifuncionais com o Atendimento Educacional Especializado- AEE, para aprender a língua de instrução, a Libras- Língua de sinais brasileira, com instrutor ou professor formado em Letras/Libras. Novos caminhos começavam a ser traçados, onde os sistemas de ensino e professores foram adequando-se para lidar com as particularidades de uma língua visual/gestual e desenvolver a aprendizagem, identidade e autonomia. Este trabalho tem o objetivo de refazer esses caminhos que culminaram na inclusão dos surdos, visando um ensino de equidade até os dias atuais. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica dos marcos legais e referenciais teóricos do tema abordado. Esperamos proporcionar um conhecimento dos avanços na educação dos surdos no Brasil.

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