O presente artigo tem por finalidade elucidar princípios fundantes quanto à acessibilidade em espaços ambientais no território do Geopark Araripe, através de direitos garantidos na legislação federal vigente, por meio do fundamento da dignidade da pessoa humana. Neste sentido, destaca-se também o papel do Geoparque na Educação Ambiental através das ações realizadas pelo setor de Geoeducação. Assim, trazendo métodos que facilitem o acesso daqueles que possuem algum tipo de deficiência. Apresentar a eficácia prática das leis na política de inclusão, destacando a Lei nº 13146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), especialmente em espaços voltados à Educação Ambiental. Este trabalho será resultante através de pesquisas jurisprudenciais e bibliográficas com embasamento sobre espaços educacionais e geossítios que compõem o Geoparque em questão, bem como se estendendo às práticas educacionais que conscientizam a população do território. Como resultado da pesquisa, foi possível comprovar que alguns espaços do território não possuem capacidade estrutural para receber pessoas com necessidades específicas. Em destaque, há um déficit no acesso para pessoas com deficiências visuais e auditivas, em contrapartida nota-se no setor de Educação uma capacidade de enfrentamento e conscientização sobre essas dificuldades. Nas ações realizadas pelo setor é possível ver o preparo pedagógico para lidar com as crianças neurotípicas e com deficiências físicas ou sensoriais, o que mostra uma possível resolução de enfrentamento à questão estrutural.