Este estudo investiga a promoção da inclusão na Educação Infantil, com ênfase na implementação do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na Escola Projeto Aponte, localizada em João Pessoa - PB. A escolha dessa instituição decorre do nosso envolvimento prévio em projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, O Espaço do Criar e expressar da criança na Educação Infantil: artes, jogos e brincadeiras no cotidiano escolar, despertando interesse em compreender profundamente a metodologia adotada. A Escola Projeto Aponte, mantida pela Instituição Educar, tem como objetivo oferecer Educação Infantil para crianças de 3 a 6 anos, adotando o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como abordagem metodológica. Com quatro turmas de funcionamento, a escola busca garantir a participação de todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. O Desenho Universal da Aprendizagem, baseado em princípios que reconhecem a diversidade de estilos de aprendizagem, promove múltiplas formas de representação, ação e engajamento, criando um ambiente inclusivo onde cada aluno pode participar ativamente do processo de aprendizagem. No contexto da Educação Infantil, o DUA oferece benefícios significativos, permitindo que os educadores adaptem suas práticas para atender às necessidades individuais dos aprendentes. Além de incentivar a independência e a autodeterminação desde cedo, o DUA promove o engajamento ativo dos alunos, tornando o aprendizado mais cativante e motivador. Em síntese, o Desenho Universal da Aprendizagem surge como uma abordagem promissora para promover a inclusão na Educação Infantil. Sua aplicação na Escola Projeto Aponte demonstra o potencial dessa metodologia para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz, onde todas as crianças têm a oportunidade de se desenvolver plenamente.