Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ROTINA DO PROJETO APONTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108355
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 2067
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ROTINA DO PROJETO APONTE"
    "resumo" => "Este estudo investiga a promoção da inclusão na Educação Infantil, com ênfase na implementação do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na Escola Projeto Aponte, localizada em João Pessoa - PB. A escolha dessa instituição decorre do nosso envolvimento prévio em projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, O Espaço do Criar e expressar da criança na Educação Infantil: artes, jogos e brincadeiras no cotidiano escolar, despertando interesse em compreender profundamente a metodologia adotada. A Escola Projeto Aponte, mantida pela Instituição Educar, tem como objetivo oferecer Educação Infantil para crianças de 3 a 6 anos, adotando o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como abordagem metodológica. Com quatro turmas de funcionamento, a escola busca garantir a participação de todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. O Desenho Universal da Aprendizagem, baseado em princípios que reconhecem a diversidade de estilos de aprendizagem, promove múltiplas formas de representação, ação e engajamento, criando um ambiente inclusivo onde cada aluno pode participar ativamente do processo de aprendizagem. No contexto da Educação Infantil, o DUA oferece benefícios significativos, permitindo que os educadores adaptem suas práticas para atender às necessidades individuais dos aprendentes. Além de incentivar a independência e a autodeterminação desde cedo, o DUA promove o engajamento ativo dos alunos, tornando o aprendizado mais cativante e motivador. Em síntese, o Desenho Universal da Aprendizagem surge como uma abordagem promissora para promover a inclusão na Educação Infantil. Sua aplicação na Escola Projeto Aponte demonstra o potencial dessa metodologia para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz, onde todas as crianças têm a oportunidade de se desenvolver plenamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2067_TB479_31052024222934.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE BERNARDO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE"
    "autor_email" => "bgrazii39@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108355
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 2067
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ROTINA DO PROJETO APONTE"
    "resumo" => "Este estudo investiga a promoção da inclusão na Educação Infantil, com ênfase na implementação do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na Escola Projeto Aponte, localizada em João Pessoa - PB. A escolha dessa instituição decorre do nosso envolvimento prévio em projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, O Espaço do Criar e expressar da criança na Educação Infantil: artes, jogos e brincadeiras no cotidiano escolar, despertando interesse em compreender profundamente a metodologia adotada. A Escola Projeto Aponte, mantida pela Instituição Educar, tem como objetivo oferecer Educação Infantil para crianças de 3 a 6 anos, adotando o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como abordagem metodológica. Com quatro turmas de funcionamento, a escola busca garantir a participação de todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. O Desenho Universal da Aprendizagem, baseado em princípios que reconhecem a diversidade de estilos de aprendizagem, promove múltiplas formas de representação, ação e engajamento, criando um ambiente inclusivo onde cada aluno pode participar ativamente do processo de aprendizagem. No contexto da Educação Infantil, o DUA oferece benefícios significativos, permitindo que os educadores adaptem suas práticas para atender às necessidades individuais dos aprendentes. Além de incentivar a independência e a autodeterminação desde cedo, o DUA promove o engajamento ativo dos alunos, tornando o aprendizado mais cativante e motivador. Em síntese, o Desenho Universal da Aprendizagem surge como uma abordagem promissora para promover a inclusão na Educação Infantil. Sua aplicação na Escola Projeto Aponte demonstra o potencial dessa metodologia para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz, onde todas as crianças têm a oportunidade de se desenvolver plenamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2067_TB479_31052024222934.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE BERNARDO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE"
    "autor_email" => "bgrazii39@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este estudo investiga a promoção da inclusão na Educação Infantil, com ênfase na implementação do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na Escola Projeto Aponte, localizada em João Pessoa - PB. A escolha dessa instituição decorre do nosso envolvimento prévio em projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, O Espaço do Criar e expressar da criança na Educação Infantil: artes, jogos e brincadeiras no cotidiano escolar, despertando interesse em compreender profundamente a metodologia adotada. A Escola Projeto Aponte, mantida pela Instituição Educar, tem como objetivo oferecer Educação Infantil para crianças de 3 a 6 anos, adotando o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como abordagem metodológica. Com quatro turmas de funcionamento, a escola busca garantir a participação de todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. O Desenho Universal da Aprendizagem, baseado em princípios que reconhecem a diversidade de estilos de aprendizagem, promove múltiplas formas de representação, ação e engajamento, criando um ambiente inclusivo onde cada aluno pode participar ativamente do processo de aprendizagem. No contexto da Educação Infantil, o DUA oferece benefícios significativos, permitindo que os educadores adaptem suas práticas para atender às necessidades individuais dos aprendentes. Além de incentivar a independência e a autodeterminação desde cedo, o DUA promove o engajamento ativo dos alunos, tornando o aprendizado mais cativante e motivador. Em síntese, o Desenho Universal da Aprendizagem surge como uma abordagem promissora para promover a inclusão na Educação Infantil. Sua aplicação na Escola Projeto Aponte demonstra o potencial dessa metodologia para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz, onde todas as crianças têm a oportunidade de se desenvolver plenamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.