O tema desse estudo refere-se a discussão acadêmica do processo inclusivo da Pessoa com Deficiência (PCD) na Educação de Jovens e Adultos-EJA e sua relação com mundo trabalho. Objetiva-se mapear os estudos produzidos nas 4 (quatro) etapas do Congresso Internacional de Educação Inclusiva – CINTEDI que tratam sobre o processo inclusivo da PCD. Questiona-se a relação entre EJA e o mundo do trabalho, bem como a discussão produzida nas quatro etapas realizadas no período de 2014 a 2024. Observa-se que a inclusão mesmo sendo um direito do PCD, ainda se tem preconceito e falta de instituições que viabilizem de forma concreta a efetivação nesses ambientes. A metodologia teve como base a pesquisa exploratória e uma revisão de literatura das produções acadêmicas sobre o processo inclusivo da PCD e sua relação entre EJA e mundo do trabalho, por meio eletrônico dos Anais I, II, III e IV do CINTEDI. Os eventos acadêmicos pesquisados tratam sobre as questões da área educacional e sua produção trata das questões relacionadas à EJA e de forma rara sobre mundo do trabalho. O mapeamento nos eventos em períodos diferentes e atualizado mostraram que os estudos em ambos preponderam a discussão da área educacional e a relação com o mundo do trabalho, foram encontrados apenas nos anais I e II, sinalizando a fragilidade e a invisibilidade dessa categoria em relação à tema. Ressalta-se que no último Congresso) trabalhos inscritos e estes não fizeram referência às categorias elencadas.