Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TEA: PERSPECTIVAS BIOMÉDICA E BIOPSICOSSOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
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Este estudo tem por objetivo analisar elementos dos modelos biomédico e biopsicossocial da deficiência para caracterização do Transtorno do Espectro Autista. Uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma revisão da literatura. Na maioria dos estudos de diferentes áreas sobre o TEA, inclusive na educação, observa-se que ele é apresentado sob o modelo biomédico da deficiência, conforme descrito e apresentado nos manuais diagnósticos de saúde mental, nos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por seus déficits, dificuldades ou atrasos. Uma visão que segrega e exclui o sujeito, além de impossibilitar a sua participação plena em todos os espaços sociais. Influenciado pelo movimento da neurodiversidade, o modelo biopsicossocial, por sua vez traz, a partir de uma abordagem multidisciplinar, traz a compreensão do TEA sob dimensões que envolvem questões além da patologia corporal, como os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. Embora alguns considerem estes modelos como opostos, ao entendê-los como complementares, cria-se uma compreensão ampliada dessa condição tão complexa. Compreender o sujeito com TEA a partir de uma visão interdisciplinar, além de garantir os seus direitos sob a ótica da equidade, permite conhecer as potencialidades e dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem comuns em educandos no espectro autista dentro do contexto escolar.O que se entende hoje por Transtorno do Espectro Autista vem do agrupamento de um conjunto de transtornos que compartilhavam características comportamentais mui" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3529_TB853_03062024195000.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA NASCIMENTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "dan.ie.ferreira@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108621 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 3529 "titulo" => "TEA: PERSPECTIVAS BIOMÉDICA E BIOPSICOSSOCIAL" "resumo" => "O que se entende hoje por Transtorno do Espectro Autista vem do agrupamento de um conjunto de transtornos que compartilhavam características comportamentais muito similares e peculiares. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O que se entende hoje por Transtorno do Espectro Autista vem do agrupamento de um conjunto de transtornos que compartilhavam características comportamentais muito similares e peculiares. É uma condição complexa que possui ampla variação e necessidades de apoios e suportes, encontrando-se desde indivíduos altamente funcionais àqueles com pouca funcionalidade, que demandam a necessidade de intervenções intensas e em diversas áreas da vida. Este estudo tem por objetivo analisar elementos dos modelos biomédico e biopsicossocial da deficiência para caracterização do Transtorno do Espectro Autista. Uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma revisão da literatura. Na maioria dos estudos de diferentes áreas sobre o TEA, inclusive na educação, observa-se que ele é apresentado sob o modelo biomédico da deficiência, conforme descrito e apresentado nos manuais diagnósticos de saúde mental, nos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por seus déficits, dificuldades ou atrasos. Uma visão que segrega e exclui o sujeito, além de impossibilitar a sua participação plena em todos os espaços sociais. Influenciado pelo movimento da neurodiversidade, o modelo biopsicossocial, por sua vez traz, a partir de uma abordagem multidisciplinar, traz a compreensão do TEA sob dimensões que envolvem questões além da patologia corporal, como os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. Embora alguns considerem estes modelos como opostos, ao entendê-los como complementares, cria-se uma compreensão ampliada dessa condição tão complexa. Compreender o sujeito com TEA a partir de uma visão interdisciplinar, além de garantir os seus direitos sob a ótica da equidade, permite conhecer as potencialidades e dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem comuns em educandos no espectro autista dentro do contexto escolar.

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