Introdução: A educação inclusiva pressupõe a acessibilidade pedagógica a todos utilizando-se de ferramentas, que estimulem diferentes inteligências a partir de diferentes órgãos dos sentidos e ferramentas que sejam mais abrangentes e eficazes. O objetivo deste trabalho é mapear dissertações e teses dos últimos 10 anos sobre tecnologias pedagógicas de aprendizagem para alunos autistas ou com outras deficiências, analisando questões relativas a metodologias de inclusão a partir de tais ferramentas, assim como tais tecnologias ajudam na aprendizagem. O levantamento considerará questões relativas a: áreas do conhecimento em que os trabalhos foram defendidos, objetivos, referenciais teóricos utilizados e conclusões a partir de posicionamentos dos professores sobre o uso de tais tecnologias. Método: Foram analisadas as publicações dos últimos 10 anos relativas a estudos teórico-práticos sobre tecnologias pedagógicas de aprendizagem para alunos autistas ou com outras deficiências nos sites oficiais de teses e dissertações da CAPES, selecionando apenas estudos relevantes para o escopo da pesquisa. Os resumos de cada pesquisa foram lidos analisando-se: método, objetivos, conclusão e abordagem teórica. Resultados: os trabalhos demonstraram poucos estudos específicos relativos a deficiências e transtornos específicos, além de questões relativas à formação de professores, seus conhecimentos e utilizações de ferramentas pedagógicas como jogos digitais acessíveis, dispositivos de tecnologias assistivas.