O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bolsistas do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), sob orientação da professora e autora desse texto. Mais especificamente, desenvolvemos materiais didáticos inclusivos visando atender à três alunas público-alvo da Educação Especial, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental 2. Essa ação demandou uma reestruturação do ensino, de modo que pudesse propiciar a valorização da diversidade, por meio da participação e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2007). De igual modo, possibilitou às discentes, em formação inicial e continuada, uma formação adequada tornando-as aptas a elaborarem e desenvolverem novas propostas e práticas de ensino que correspondam às dificuldades individuais de seus [futuros] alunos (REPOLHO et. al, 2018). Objetivando abordar os conteúdos curriculares de “Ecologia”, que estavam sendo trabalhados na turma do sexto ano, ficamos diante de um desafio: a adaptação dos mesmos. Desse modo, foi realizada uma busca por trabalhos que pudessem trazer referências de materiais confeccionados em outros espaços-tempos formativos. Contudo, não encontramos materiais publicados com o tema para o segmento em questão. Assim, partimos para o planejamento e, em seguida, elaboração de três materiais didáticos. As atividades permitiram estabelecer o contato dos alunos-bolsistas e da aluna em formação inicial com as estudantes do sexto ano. Para os alunos-bolsistas, a experiência vivida possibilitou trabalhar a prática colaborativa e valores como a "equidade" e a inclusão. Pelo acima exposto, entendemos que os materiais didáticos inclusivos desempenham um papel importante na promoção da inclusão social e educacional das alunas, uma vez que consideram as diferentes habilidades e necessidades delas, o que maximiza o potencial de aprendizado.