AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR DESAFIOS E INCLUSÃO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108686 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 950 "inscrito_id" => 3660 "titulo" => "AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR DESAFIOS E INCLUSÃO" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios significativos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. O processo educacional de crianças autistas abrange uma variedade de habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. É essencial implementar estratégias diversificadas para promover o crescimento cognitivo e social da criança, bem como o bem-estar psicológico tanto dela quanto de sua família. A escola inclusiva desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades sociais e relacionais de todos os alunos que fazem parte dela. As características como dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos podem impactar a participação plena dos alunos autistas no ambiente escolar. No entanto, a inclusão efetiva desses alunos é fundamental para garantir que recebam uma educação de qualidade e tenham oportunidades de desenvolvimento. Para isso, são necessárias abordagens pedagógicas e estratégias de apoio específicas, bem como a conscientização e o treinamento de professores e colegas de classe. A inclusão escolar de alunos autistas enfrenta desafios, mas também traz benefícios significativos, como a promoção da diversidade, o respeito à individualidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Para garantir uma inclusão bem-sucedida, são necessárias adaptações curriculares, suporte individualizado e capacitação de professores para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, é importante promover uma cultura escolar inclusiva, que valorize a diversidade e respeite as diferenças. Ao superar os desafios e promover a inclusão de alunos autistas, as escolas podem proporcionar um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3660_TB950_04062024183306.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DO NASCIMENTO LIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "riveltonfisica@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108686 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 950 "inscrito_id" => 3660 "titulo" => "AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR DESAFIOS E INCLUSÃO" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios significativos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. O processo educacional de crianças autistas abrange uma variedade de habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. É essencial implementar estratégias diversificadas para promover o crescimento cognitivo e social da criança, bem como o bem-estar psicológico tanto dela quanto de sua família. A escola inclusiva desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades sociais e relacionais de todos os alunos que fazem parte dela. As características como dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos podem impactar a participação plena dos alunos autistas no ambiente escolar. No entanto, a inclusão efetiva desses alunos é fundamental para garantir que recebam uma educação de qualidade e tenham oportunidades de desenvolvimento. Para isso, são necessárias abordagens pedagógicas e estratégias de apoio específicas, bem como a conscientização e o treinamento de professores e colegas de classe. A inclusão escolar de alunos autistas enfrenta desafios, mas também traz benefícios significativos, como a promoção da diversidade, o respeito à individualidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Para garantir uma inclusão bem-sucedida, são necessárias adaptações curriculares, suporte individualizado e capacitação de professores para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, é importante promover uma cultura escolar inclusiva, que valorize a diversidade e respeite as diferenças. Ao superar os desafios e promover a inclusão de alunos autistas, as escolas podem proporcionar um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3660_TB950_04062024183306.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DO NASCIMENTO LIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "riveltonfisica@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }