O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios significativos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. O processo educacional de crianças autistas abrange uma variedade de habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. É essencial implementar estratégias diversificadas para promover o crescimento cognitivo e social da criança, bem como o bem-estar psicológico tanto dela quanto de sua família. A escola inclusiva desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades sociais e relacionais de todos os alunos que fazem parte dela. As características como dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos podem impactar a participação plena dos alunos autistas no ambiente escolar. No entanto, a inclusão efetiva desses alunos é fundamental para garantir que recebam uma educação de qualidade e tenham oportunidades de desenvolvimento. Para isso, são necessárias abordagens pedagógicas e estratégias de apoio específicas, bem como a conscientização e o treinamento de professores e colegas de classe. A inclusão escolar de alunos autistas enfrenta desafios, mas também traz benefícios significativos, como a promoção da diversidade, o respeito à individualidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Para garantir uma inclusão bem-sucedida, são necessárias adaptações curriculares, suporte individualizado e capacitação de professores para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, é importante promover uma cultura escolar inclusiva, que valorize a diversidade e respeite as diferenças. Ao superar os desafios e promover a inclusão de alunos autistas, as escolas podem proporcionar um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos os estudantes.