A preocupação inicial desse trabalho é apresentar as discussões presentes nas pesquisas educacionais sobre a discalculia, as referentes a: implicações da discalculia para a relação dos alunos com a Matemática, reflexões, conceitos, recursos. Neste trabalho a inquietação inicial era identificar quais as implicações da discalculia para relação alunos e a Matemática? Para isso buscou-se refletir sobre as implicações da discalculia para a relação dos alunos com a matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como: Peretti (2009), Machado (2009), Santos (2014), Silva (2008), Romagnoli (2008), Kremer (2011), Macari (2011), Bernardi (2006), Pereira (2013), Novaes (2009), Santos e Barros (2017), Kranz e Healy (2017), Garciá (1998). Concluímos que são essenciais novas posturas educacionais dos docentes de Matemática, a utilização de recursos como jogos, materiais concretos, o resgate da autoestima e da autoimagem do aluno, respeito ao seu tempo de aprendizagem para melhorar a relação dos alunos dislcalculicos com a Matemática.