Pensando a língua como um instrumento de interação entre os falantes, se faz necessário refletir a respeito da variedade linguística que pode existir em espaços coletivos. Tendo a sala de aula como um desses espaços, este trabalho de cunho bibliográfico, busca promover reflexões a respeito da importância em desenvolver desde as turmas dos anos iniciais, um diálogo pautado na valorização e respeito às diferenças linguísticas. Como forma de enriquecer tal discussão alinhada às concepções de Bagno (2007) e (2015) e Bortoni- Ricardo (2004), compreendemos que a diversidade da língua não pode ser motivo de separação ou exclusão, uma vez que, concluímos que tais variedades estão associadas à contextos históricos, sociais e culturais e assim necessitam ser compreendidas, analisadas e respeitadas, para que possamos ter um ambiente escolar livre de exclusão, e assim poder contribuir para que a sala de aula seja um espaço onde o aluno se sinta acolhido, de forma que percebemos o quanto esse debate é necessário na formação acadêmica e cidadã dos alunos.