O presente artigo buscou mapear o processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas no Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Goiânia Oeste. Inicialmente, elaborou-se um breve histórico sobre a inclusão escolar no Brasil, abrangendo a atualidade e as perspectivas da inclusão na Educação Básica e no Ensino Superior. A ideia de realizarmos uma pesquisa a respeito do processo de inclusão no IFG Goiânia Oeste surgiu pela necessidade de conhecermos quem eram nossos estudantes em processo de inclusão no Ensino Médio Técnico Integrado, na Educação de Jovens e Adultos e no curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa, com enfoque quantitativo e qualitativo, foi estruturada através de um levantamento acerca de quantos estudantes foram acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no ano de 2023 e quais foram as ações realizadas na Instituição para que esses estudantes pudessem ser incluídos no processo escolar de forma efetiva. Os dados colhidos no ano de 2023 apresentam o quantitativo de 36 estudantes com necessidades educacionais específicas incluídos, em suas mais diversas especificidades. Esse processo encontra-se em fase inicial e as ações implementadas compreenderam campanhas de conscientização e sensibilização acerca das diferenças, além de ações formativas abertas a toda a comunidade acadêmica.