PEREIRA, Darling De Lira. A arte como agente de transformação social. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108611>. Acesso em: 23/11/2024 05:30
Este artigo, vem para as escolas com a finalidade de provocar no meio docente discussões, referente a importância da arte como agente de transformação social, que significa potencializar a promoção de inclusão social nos espaços onde há a invisibilidade de sujeitos, fruto da alienação da mídia e de políticas homogeneizadores, que não respeitam o multiculturalismo latente na contemporaneidade. Assim, sendo a arte como um difusor da cultura por excelência, possibilita com o seu estudo a promoção e o protagonismo dos atores sociais, pois estes, ao se sentirem parte integrante, a partir do seu pertencimento e reconhecimento da sua cultura, são capazes de provocar mudança social na sua comunidade. As instituições educacionais se constituem como ambientes favoráveis para possibilitar uma educação que desenvolva no processo ensino-aprendizagem uma reflexão e práticas voltadas a valorização da Arte presente no cotidiano do discente, como intrínsecas no processo de ensino e aprendizagem. Na busca de contribuir, de forma significativa, para a participação ativa da comunidade escolar além dos muros da própria escola, para que haja a inclusão da realidade cultural dos discentes a partir dos acontecimentos do cenário local, regional, nacional e mundial, estimulando uma visão crítica que respeite as diversidades (regionais, culturais, políticas, linguísticas, sociais, religiosas, econômicas e sociais); para que se permita a formação cidadã do agente social em conformidade com a sua vivencia e experiência da sua realidade local interconectada com a realidade mundial.