Este estudo, em andamento no doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB, tem como objeto de estudo a aquisição da autonomia e a compreensão da adultez pela pessoa com deficiência intelectual a partir de sua inclusão escolar e o mundo do trabalho. A pergunta principal dessa pesquisa é: “como a inclusão escolar e no mundo do trabalho contribuem para a construção da autonomia e sentido de adultez da pessoa com deficiência intelectual”. O objetivo principal é compreender como a inclusão escolar e a inclusão no mundo do trabalho podem ser caminhos para o reconhecimento da autonomia e da adultez da pessoa com deficiência intelectual. O locus da investigação será o Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA, centro de apoio pedagógico especializado para estudantes com deficiência intelectual e múltipla, através do serviço do Atendimento Educacional Especializado – AEE, localizado em Salvador-Bahia. Metodologicamente, este estudo tem abordagens empírica e qualitativa, de tipo: a) histórica, através do mapeamento dos processos históricos de inclusão da pessoa com deficiência, especialmente daquela com deficiência intelectual; b) estudo de caso, a partir das trajetórias de três participantes principais – estudantes com deficiência intelectual matriculados no CEEBA e que estão empregados em Salvador-Bahia – e cinco participantes secundários (para cada participante principal) presentes nos núcleos: pessoal (membro da família e amigo); educacional (docente) e trabalhista (chefe imediato e colega). Os dispositivos para a obtenção de informações utilizados nessa pesquisa são: a) observação participante; b) questionário sociodemográfico e c) entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas será realizada através do Método de Interpretação de Sentidos (Gomes, 2015) .