Este trabalho tem como temática central, abordar sobre o ensino e a aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), em fase de alfabetização, especificamente no processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, para efetivar essa pesquisa, é necessário observar como ocorre o processo de ensino e a aprendizagem dessas crianças, sob a ótica principal da leitura; as práticas pedagógicas vivenciadas pelos professores, seus processos formativos sobre a temática e as suas contribuições na prática pedagógica, de modo que efetive uma pedagogia voltada para o ensino da leitura de crianças com autismo. Posterior a isso, conceituar à luz de teóricos da área educacional e psicológica o que é o autismo e métodos utilizados na área educacional para a alfabetização desses alunos. Esta pesquisa, contribui para compreender a concepção desse transtorno e ao mesmo tempo quais as abordagens necessárias para que se vivencie a construção do saber, e as práticas necessárias no contexto escolar para que a criança com TEA aprenda a ler. Os procedimentos metodológicos se respaldam em revisões bibliográficas, análise das entrevistas, cruzamento de fontes e leis referentes ao processo educativo da criança com autismo. Ademais, este projeto se justifica por contribuir em um debate mais eficaz sobre a aprendizagem da leitura da criança com autismo, nos contextos sociais, escolares e familiares, bem como viabilizar a inclusão das crianças alfabetizadas com TEA.