A avaliação da aprendizagem, caracteriza-se como um momento de análise dos processos de ensinagem desenvolvidos pelo o docente durante as unidades bimestrais com seus discentes. Com base nessa relevância, é preciso garantir a todos os sujeitos do contexto escolar a participação nessas situações de verificação dos saberes, oportunizado o acesso para aqueles que possuem necessidades especiais, através da adequação do conteúdo, imagens, esquemas e recursos didáticos das atividades de sondagem. Por essa razão, o presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa que relata por meio do método descritivo-reflexivo a experiência sobre a produção, desenvolvimento e aplicação de provas adaptadas para uma discente atípica na disciplina de Ciências. Nesse sentido, ocorreu a sistematização do material diferenciado dos conceitos inerentes a energia, leis do movimento, inércia e repouso, considerando as limitações enfrentadas pela aluna e suas potencialidades, de modo, que a prova proporcionasse o trabalho de competências, habilidades motoras e intelectuais. Sendo assim, após a modificação da estrutura da tarefa tradicional para uma proposta com apoio especializado, percebeu-se um envolvimento ativo da aluna que passou a acompanhar os assuntos científicos em uma perspectiva lúdica, demonstrando compreender e se apropriar da ciência com ânimo e assiduidade.