Este artigo é fruto de uma experiência vivenciada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte- CE, utilizando como ponto de partida a inclusão do aluno surdo dentro da sala de aula regular. O processo de inclusão escolar para o aluno surdo, é viabilizado quando se tem um ambiente acessível à sua comunicação, por meio do Intérprete de Língua de Sinais, recursos visuais e até mesmo com as tecnologias. Essas ferramentas auxiliam no seu processo de ensino/aprendizagem, no desenvolvimento de suas competências e socialização. Assim, a escola precisa oferecer subsídios para que o mesmo se desenvolva, compartilhe interações sociais salutares e sobretudo aprenda. Quanto a metodologia utilizamos a abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a finalidade de compreender os aspectos vinculados ao processo de inclusão escolar do estudante surdo, trazendo discussões mais aprofundadas sobre a temática para articulá-las com os dados identificados no relato de experiência que teve como base os momentos vivenciados para a construção de sentidos na aprendizagem do aluno surdo. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública do município de Juazeiro do Norte-CE. Depreende-se de que a inclusão do aluno surdo no espaço escolar é de suma importância para o seu desenvolvimento, além de que é seu direito ter acesso à educação, e apesar de ainda haver muitos desafios, esse direito deve ser cumprido. Outro fator importante para a inclusão desse aluno, é a presença do professor de Libras, que facilita a aquisição da língua de sinais e do português escrito. E ajuda a promover um espaço para o ensino de Libras direcionado aos colegas da turma, gerando socialização entre surdos e ouvintes.