O presente estudo investiga o impacto das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas na inclusão e no progresso educacional de estudantes com deficiência intelectual no Ensino Médio. O objetivo do presente artigo foi investigar o papel das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para fomentar a inclusão e o progresso educacional de indivíduos com deficiência intelectual no Ensino Médio. A metodologia científica utilizada para a realização do estudo foi a revisão de literatura. Utilizando revisão de literatura como metodologia, identificamos benefícios, obstáculos e estratégias para otimizar o uso dessas tecnologias. Destacamos a importância da abordagem centrada no aluno, enfatizando a colaboração entre educadores, alunos e famílias. Tecnologias como aplicativos educacionais, softwares de comunicação aumentativa e alternativa, além de plataformas de aprendizagem online, oferecem recursos adaptáveis às necessidades individuais dos estudantes. A integração dessas ferramentas promove experiências de aprendizagem dinâmicas e interativas, favorecendo o engajamento e a participação dos alunos. Salientamos a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional como fundamental para identificar necessidades individuais, desenvolver estratégias personalizadas e criar ambientes inclusivos. Concluímos que as tecnologias digitais têm um potencial transformador na educação de alunos com deficiência intelectual, contudo, sua eficácia depende de uma abordagem centrada no aluno e de uma colaboração efetiva entre os stakeholders educacionais.