FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES PARA TRABALHAR COM INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108584 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 791 "inscrito_id" => 3407 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES PARA TRABALHAR COM INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo tem por objetivo discorrer sobre práticas de ensino inclusivas que sejam assertivas para inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos finais do Ensino Fundamental. O problema que se apresenta é carência de preparo do professor licenciado, especialmente os que atuam neste nível de ensino, em identificar as necessidades do estudante TEA e ainda buscar metodologias de ensino alternativas que mobilizem outras áreas de aprendizagem que não somente a auditiva e visual próprias da aula expositiva. Nesta perspectiva a abordagem qualitativa, conta com a fundamentação bibliográfica a partir de pesquisadores como Gatti (2000), (2013), Tardif (2002), Florentino e Mori (2019), Braga e Prado (2022) entre outros que vivenciam e pesquisam sobre a Formação Docente e a Inclusão Escolar. Entende-se que a formação inicial dos professores licenciados deixa lacunas quando o assunto são as modalidades de ensino, neste caso a Educação Especial que tem pouca notoriedade. A formação continuada para estes docentes seria um caminho essencial tendo em vista o ensino inclusivo que atenda as particularidades do estudante no espectro autista. Neste contexto destaca-se o comprometimento da comunidade escolar, tendo em vista que a escolarização dos estudantes com deficiências é uma questão social e compete à escola se preparar e promover condições para que os professores desenvolvam habilidades e promover de fato a inclusão escolar, permanência e desenvolvimento intelectual e social deste público alvo da Educação Especial. As práticas de ensino inclusivas no que diz respeito à flexibilização e adaptação curricular, necessárias para a inclusão de estudantes autistas ficam relegadas á organização da aula comum a todos os estudantes. A experiência mostrou que o apoio e a colaboração entre professor e um profissional mediador com formação na área da Educação Especial traz resultados satisfatórios para tornar visível os estudantes com autismo em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3407_TB791_06062024104457.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÚBIA DE CÁSSIA CAVALI" "autor_nome_curto" => "RÚBIA" "autor_email" => "rubia.ccavali@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108584 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 791 "inscrito_id" => 3407 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES PARA TRABALHAR COM INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo tem por objetivo discorrer sobre práticas de ensino inclusivas que sejam assertivas para inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos finais do Ensino Fundamental. O problema que se apresenta é carência de preparo do professor licenciado, especialmente os que atuam neste nível de ensino, em identificar as necessidades do estudante TEA e ainda buscar metodologias de ensino alternativas que mobilizem outras áreas de aprendizagem que não somente a auditiva e visual próprias da aula expositiva. Nesta perspectiva a abordagem qualitativa, conta com a fundamentação bibliográfica a partir de pesquisadores como Gatti (2000), (2013), Tardif (2002), Florentino e Mori (2019), Braga e Prado (2022) entre outros que vivenciam e pesquisam sobre a Formação Docente e a Inclusão Escolar. Entende-se que a formação inicial dos professores licenciados deixa lacunas quando o assunto são as modalidades de ensino, neste caso a Educação Especial que tem pouca notoriedade. A formação continuada para estes docentes seria um caminho essencial tendo em vista o ensino inclusivo que atenda as particularidades do estudante no espectro autista. Neste contexto destaca-se o comprometimento da comunidade escolar, tendo em vista que a escolarização dos estudantes com deficiências é uma questão social e compete à escola se preparar e promover condições para que os professores desenvolvam habilidades e promover de fato a inclusão escolar, permanência e desenvolvimento intelectual e social deste público alvo da Educação Especial. As práticas de ensino inclusivas no que diz respeito à flexibilização e adaptação curricular, necessárias para a inclusão de estudantes autistas ficam relegadas á organização da aula comum a todos os estudantes. A experiência mostrou que o apoio e a colaboração entre professor e um profissional mediador com formação na área da Educação Especial traz resultados satisfatórios para tornar visível os estudantes com autismo em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3407_TB791_06062024104457.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÚBIA DE CÁSSIA CAVALI" "autor_nome_curto" => "RÚBIA" "autor_email" => "rubia.ccavali@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }