O Transtorno do Espectro Autista e o Transtorno do Déficit de Atenção por Hiperatividade afetam o desenvolvimento Neuropsicomotor. As crianças com TDAH possuem maior dificuldade no controle inibitório e na impulsividade, já as crianças com TEA possuem maior prejuízo na rigidez cognitiva, socialização, comunicação. Ambos os diagnósticos costumam ser investigados ainda na primeira infância, e são muitas vezes confundidos um com o outro ou podem ocorrer em comorbidade, como podemos observar no DSM-V-TR. A dificuldade do diagnóstico reside no fato de ainda não possuirmos exames médicos específicos. São utilizados instrumentos psicométricos, anamnese, observação do comportamento, etc. especialmente escalas e check-lists, Porém o critério para diagnóstico ainda reside majoritariamente na clínica. Na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, o processo de diagnóstico ocorre desde a triagem, avaliação multiprofissional e o acompanhamento ocorre na CODEI, setor destinado ao atendimento exclusivo das Pessoas TEA. Nesse ínterim, percebeu-se na prática institucional que muitas crianças diagnosticadas no período pandêmico, apresentaram atrasos no neuropsicodesenvolvimento condizentes com o TEA, mas com o seu desenvolvimento este diagnóstico foi questionado, havendo a necessidade de reavaliação de casos para averiguar o diagnóstico prévio. Após indicação da equipe multiprofissional do setor, e descrição do caso em relatórios de evolução e acompanhamento, as crianças passaram novamente pelo processo avaliativo, comparando seu desenvolvimento durante o primeiro diagnóstico, acompanhamento terapêutico e relatório escolar, bem como anamnese com a família. O processo de reavaliação é importante para refinar a observação do comportamento da criança, gerando estudos e discussões de casos, elaboração de protocolo de atendimento e acompanhamento. A pluralidade de sinais e sintomas da Síndrome Autística revela-se desafiadora e a evolução dos usuários está intimamente relacionada a aprendizagem e aplicação da estimulação terapêutica, bem como na família e escola.