O uso da poesia como instrumento de alfabetização inclusiva Adriana do Socorro de Oliveira e Silva Raimundo Gomes Luz Jacyguara Costa Pinto³ RESUMO Este estudo explora como a poesia pode ser uma ferramenta eficaz na promoção de uma aprendizagem mais acessível e envolvente para alunos com diversas necessidades. Com base em um referencial teórico-metodológico que integra a literatura sobre educação inclusiva, alfabetização e pedagogia da poesia, o trabalho investiga as potencialidades da poesia em criar ambientes de aprendizado que respeitem as diferenças individuais e estimulem o desenvolvimento cognitivo e emocional. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo examina experiências de alfabetização por meio da poesia em contextos educacionais inclusivos, destacando como as características únicas da poesia — como ritmo, rima e metáfora — podem facilitar o reconhecimento de palavras, a compreensão de conceitos e a expressão pessoal. Os resultados indicam que a poesia não só aumenta o interesse e a motivação dos alunos pela leitura e escrita, mas também promove uma maior autoestima e participação em sala de aula, especialmente entre aqueles com dificuldades de aprendizagem. Além disso, observou-se que atividades pedagógicas baseadas na poesia proporcionam oportunidades para o desenvolvimento de habilidades linguísticas de maneira lúdica e criativa, contribuindo para uma educação mais inclusiva e equitativa. O estudo conclui que a poesia é um recurso pedagógico valioso na alfabetização, capaz de atender às variadas necessidades de aprendizado e favorecer uma abordagem mais holística e inclusiva à educação. Palavras-chave: Poesia, Alfabetização Inclusiva, Educação, Desenvolvimento Cognitivo,