O Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) atua desde 1961 com a educação de Surdos, entretanto, somente em 2009 adotou a educação bilíngue para Surdos. Do mesmo modo, o Instituto Filipo Smaldone (IFS), que atua desde 1988 com a educação de Surdos. Localizadas em Fortaleza/CE, ambas instituições, além do ensino da Libras como primeira língua (L1) e promoção da Cultura Surda, enfrentam desafios educacionais, como: disparidade no repertório linguístico entre alunos, e, em casos específicos, reduzido nível de fluência na Libras por profissionais que atuam com este público. Trabalhar com o ensino da Libras como L1 demanda domínio da língua de sinais, boa didática visual e metodologias que se adequem às especificidades do aluno Surdo. Assim, a discussão sobre o ensino dessa língua, como L1, tem se tornado alvo constante de professores e profissionais da educação. Este trabalho objetivou analisar os Projetos Políticos Pedagógicos do ICES (2020 - 2022) e do IFS (2018 - 2023), em relação aos conteúdos distribuídos no plano anual do 6° ano. O estudo se configura como pesquisa documental, que ocorreu no início de abril. Adotou-se o método de análise de conteúdo do tipo análise temática, considerando dois eixos - linguística da Libras e Cultura Surda, com vistas aos conteúdos. Definiu-se os núcleos de sentido: i) objetivos de ensino; ii) conteúdos; iii) metodologia; iv) avaliação. Em inferência aos dados das duas escolas, os resultados revelam que os eixos Linguística da Libras e Cultura Surda encontram-se distribuídos de maneira mista. Por outro lado, identificou-se conteúdos que diferem, se assemelham ou são idênticos. Os núcleos reportam a diferentes abordagens metodológicas e de avaliações. Em relação às limitações deste trabalho, seus resultados configuram-se enquanto parciais, assim, vislumbra-se a realização de pesquisas futuras que devem aprofundar as distribuições de conteúdos nos anos finais do ensino fundamental das instituições alvo da pesquisa