O cuidador escolar é o profissional necessário para que a rotina dos estudantes com deficiência seja mais tranquila e bem aproveitada, tornando-se um agente de inclusão. Responsável por ajudar esses estudantes a desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhos, como alimentar-se, locomover-se e participar de atividades próprias do contexto escolar, auxiliam na garantia da segurança, bem-estar e melhoria da adaptação no ambiente escolar. Para que haja efetivo trabalho inclusivo em sala de aula e demais espaços escolares o cuidador deve estar habilitado a exercer a função. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar o perfil do cuidador escolar, profissional de apoio que acompanha crianças e adolescentes com deficiência, nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Guarabira-PB. Trata-se de uma pesquisa de campo e documental, do tipo exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Para coleta de dados, utilizamos fontes distintas de informação: documentos e registros em arquivos disponibilizados pela Coordenação de Educação Inclusiva, setor responsável pelo acompanhamento dos cuidadores que atuam nas escolas. Os resultados da pesquisa apontaram a importância de capacitar e instrumentar os cuidadores a desenvolverem habilidades de cuidado da pessoa com deficiência, respeitando os aspectos físico, mental, legal e socioemocional, bem como, torná-los aptos para o relacionamento humanizado com crianças e adolescentes, seus familiares e equipe multiprofissional. A partir da análise dos dados, pudemos concluir que essa formação ainda se traduz em muitos desafios, tendo em vista a heterogeneidade do grupo e muitas vezes a falta de conhecimentos e/ou experiências prévios requeridos para atuação nas escolas.