O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por acarretar ao sujeito dificuldades na interação social, comunicação e padrões de interesses restritivos e repetitivos. É um diagnóstico que se insere na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva quanto ao direito ao acesso e adaptações escolares necessárias para a efetivação educacional inclusiva. Contudo, a contemplação na política nacional não necessariamente materializa ações inclusivas no âmbito educacional. A preparação dos pais e educadores se faz fundamental para a sua efetivação, contribuindo para a permanência e promoção de uma educação de qualidade para todos, como citado na Constituição Federal Brasileira de 1988. Este estudo, pois, buscou investigar o conhecimento das mães de crianças com TEA acerca do processo educacional inclusivo de seus filhos vivenciado em confronto ao que tange a legislação vigente no Brasil. Trata-se de um relato de experiência no campo da Educação Inclusiva, fruto de um trabalho extensionista situado no campo da “Psicologia e Educação Inclusiva" do Curso de Psicologia da Unifacisa. Foram escutadas livremente quatro mães atípicas. Os resultados obtidos revelaram que as principais barreiras para uma inclusão efetiva são: o pouco conhecimento sobre a legislação vigente no Brasil nos termos da inclusão; a desinformação sobre o TEA; e o despreparo quanto aos manejos metodológicos no âmbito escolar para as adaptações necessárias inclusivas; culminando em fatores contributivos à segregação e exclusão destas crianças. Diante o exposto, faz-se imprescindível investir na construção e disseminação de materiais psicoeducativos que contribuam para uma efetiva educação inclusiva.