O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos educandos com Deficiência Intelectual numa escola pública da Bahia, propondo um ensino inclusivo. A metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa, de enfoque descritivo através da pesquisa de campo. Como possíveis caminhos de apreensão foram observadas as situações nas quais os educandos encontram-se no tocante a inclusão, bem como o respeito a diferença, além do direito assistido a educação, de acordo com as principais leis que regem o país. Sabe-se que a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais e com deficiência constitui um grande desafio para a escola contemporânea, pois ela precisa atuar a partir de um novo recorte que promova a inclusão e permanência de todos (as). Entretanto, tal ação não pode ocorrer de qualquer maneira, sendo direcionada a uma mudança de organização física e pedagógica. Como resultado observa-se que os professores em sua maioria relataram, que, trabalhar com o sistema de companheirismo em dupla ou pequenos grupos, tem dado certo, apesar de na escola não haver um currículo adaptado para os educandos com deficiência intelectual. De acordo com a Constituição Cidadã e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação os educandos com deficiência devem ter garantido seus direitos de acesso e permanência na escola pública gratuita e de qualidade, propiciando assim, a inclusão.