O artigo pretende analisar a educação inclusiva e as concepções das diferenças na escola sob a perspectiva de Mantoan, a fim de compreender suas contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e para a promoção de um ambiente escolar mais propício, equitativo e apto a atender às necessidades de todos os estudantes, sem levar em consideração suas individualidades. A pesquisa tem como base uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, que tem como base a leitura de livros, artigos, trabalhos e uma palestra, cujo objetivo é fundamentar o pensamento sobre uma educação inclusiva que possibilite a aceitação das diferenças no ambiente escolar para todos, conforme o que é expresso em documentos oficiais. O estudo é relevante, uma vez que é uma discussão necessária e que deve ser o ponto de partida para os discursos do presente. Dessa forma, torna-se pertinente a relevância de uma educação inclusiva, conforme as legislações e documentos internacionais e nacionais que asseguram o direito à educação para todos, sem distinção de características individuais. Além disso, a pesquisa apresenta uma proposta cujo objetivo é adequar o ambiente escolar às necessidades individuais dos estudantes, fornecendo o suporte e recursos adequados para assegurar o pleno êxito acadêmico. Para tanto, os resultados e discussão salientam o impacto das contribuições de Mantoan na educação, destacando as melhorias nos desempenhos acadêmico e socioemocional dos estudantes. Com isso, é possível concluir que suas ideias têm sido decisivas na transformação do ambiente escolar, tornando-o mais equitativo, acolhedor e apto a atender às necessidades individuais de cada aluno. Com isso, é crucial que os educadores, gestores e formuladores de políticas se inspirem nas suas ideias para promover uma educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para uma sociedade mais justa.