O trabalho em destaque trata de um projeto de intervenção intitulado “Leitura e cidadania: práticas pedagógicas na EJA relevantes para formação do sujeito leitor”, o referido projeto teve como objetivo : instigar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA valorizar a leitura como ferramenta da elucidação para manutenção da sua cidadania, bem como demonstrar o papel da biblioteca escolar na implementação da leitura literária na escola e exibir a leitura poética como meio viável para o ler numa proposta que aproxime leitor e obra de forma mais sensível. Os sujeitos participantes desta empreitada foram alunos e alunas da EJA do primeiro segmento 5º ano, noturno em uma escola situada no município de Soledade/PB. Empregou-se para a organização da intervenção uma roda de conversa chamada “Diálogos sobre leitura”, diante desta ação foram desenvolvidas conversas em que os educandos apresentaram suas experiências com a leitura literária poética. Deseja-se que o presente projeto possa colaborar para refletirmos sobre o lugar da leitura na formação de leitores na EJA e assim subsidiar a construção de uma cultura cidadã leitora de vários gêneros textuais, não somente da poesia como foi trabalhado no projeto. Portanto, salientamos que quanto mais a escola realize práticas pedagógicas de incentivo a leitura, principalmente na modalidade de ensino da EJA será mais visível a contribuição significativa na aprendizagem dos/das alunos/as.