RESUMO O resumo oferece um panorama das experiências vivenciadas no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Santos Dumont, Município de João Pessoa-PB. Este inclui os atendimentos individuais e coletivos ocorrem contra-turno, para um total de 24 alunos com deficiência (Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Transtorno de Espectro Autista e Síndrome de Down), com duração de 45 minutos, formações bimestrais e orientações mensais as cuidadoras, reuniões com as mães ou responsáveis, projetos internos e extra-classe, além de atividades como aulas de campo para socialização em lugares abertos e confraternizações coletivas. O AEE visa complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. O objetivo geral: Favorecer o processo de inclusão de alunos com deficiências, tendo como objetivo específico: Desenvolver suas habilidades com a contribuição de recursos que potencializam a atenção, concentração e permanência no desenvolvimento das atividades. A metodologia abordada é a ativa e prática através de jogos pedagógicos concretos e online, computador, notebook, mesinha digital que abordam resolução de problemas matemáticos, raciocínio lógico, estimulação da atenção, concentração e permanência dos educandos em atividades que envolvem leitura e escrita. Os resultados demonstraram que a parceria escola/família contribui essencialmente para o melhor desenvolvimento das habilidades e aprendizagem dos alunos com deficiência e sua inclusão no ambiente escolar.