A VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO ELEMENTO CENTRAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA CRIANÇAS SURDAS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108048 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "A VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO ELEMENTO CENTRAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA CRIANÇAS SURDAS" "resumo" => "Este trabalho examina a importância da valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como elemento central no processo de aquisição de identidade para crianças surdas. Empregando uma abordagem qualitativa, é possível analisar a interseção entre linguagem, identidade e inclusão educacional, ressaltando o papel central da Libras como principal meio de comunicação e expressão para essa comunidade específica. Além disso, o estudo busca compreender como o acesso à Libras desde os primeiros anos de vida influencia a formação de identidade das crianças surdas. O referencial teórico-metodológico baseia-se na análise de estudos que exploram o papel da linguagem na construção de identidade, bem como pesquisas que investigam o desenvolvimento linguístico e social de crianças surdas. Também, são consideradas obras que abordam questões relacionadas à inclusão e valorização da cultura surda, bem como diretrizes educacionais que promovem o uso e reconhecimento da Libras como língua legítima. Os principais resultados indicam que a valorização da Libras é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças surdas, contribuindo não apenas para o seu domínio linguístico, mas também para a construção de uma identidade positiva e fortalecida. A exposição precoce e consistente à Libras possibilita às crianças surdas expressarem-se plenamente, desenvolverem relações sociais significativas e participarem ativamente de suas comunidades. Além disso, a promoção da Libras como língua de instrução e meio de comunicação nas escolas é essencial para garantir o pleno acesso à educação e para promover a inclusão e o sucesso acadêmico das crianças surdas. Este trabalho ressalta a importância de políticas educacionais e sociais que reconheçam e valorizem a Libras como parte integrante da identidade e cultura surdas, visando assim a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade linguística e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1478_TB66_20042024122723.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108048 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "A VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO ELEMENTO CENTRAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA CRIANÇAS SURDAS" "resumo" => "Este trabalho examina a importância da valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como elemento central no processo de aquisição de identidade para crianças surdas. Empregando uma abordagem qualitativa, é possível analisar a interseção entre linguagem, identidade e inclusão educacional, ressaltando o papel central da Libras como principal meio de comunicação e expressão para essa comunidade específica. Além disso, o estudo busca compreender como o acesso à Libras desde os primeiros anos de vida influencia a formação de identidade das crianças surdas. O referencial teórico-metodológico baseia-se na análise de estudos que exploram o papel da linguagem na construção de identidade, bem como pesquisas que investigam o desenvolvimento linguístico e social de crianças surdas. Também, são consideradas obras que abordam questões relacionadas à inclusão e valorização da cultura surda, bem como diretrizes educacionais que promovem o uso e reconhecimento da Libras como língua legítima. Os principais resultados indicam que a valorização da Libras é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças surdas, contribuindo não apenas para o seu domínio linguístico, mas também para a construção de uma identidade positiva e fortalecida. A exposição precoce e consistente à Libras possibilita às crianças surdas expressarem-se plenamente, desenvolverem relações sociais significativas e participarem ativamente de suas comunidades. Além disso, a promoção da Libras como língua de instrução e meio de comunicação nas escolas é essencial para garantir o pleno acesso à educação e para promover a inclusão e o sucesso acadêmico das crianças surdas. Este trabalho ressalta a importância de políticas educacionais e sociais que reconheçam e valorizem a Libras como parte integrante da identidade e cultura surdas, visando assim a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade linguística e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1478_TB66_20042024122723.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }