Este trabalho examina a importância da valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como elemento central no processo de aquisição de identidade para crianças surdas. Empregando uma abordagem qualitativa, é possível analisar a interseção entre linguagem, identidade e inclusão educacional, ressaltando o papel central da Libras como principal meio de comunicação e expressão para essa comunidade específica. Além disso, o estudo busca compreender como o acesso à Libras desde os primeiros anos de vida influencia a formação de identidade das crianças surdas. O referencial teórico-metodológico baseia-se na análise de estudos que exploram o papel da linguagem na construção de identidade, bem como pesquisas que investigam o desenvolvimento linguístico e social de crianças surdas. Também, são consideradas obras que abordam questões relacionadas à inclusão e valorização da cultura surda, bem como diretrizes educacionais que promovem o uso e reconhecimento da Libras como língua legítima. Os principais resultados indicam que a valorização da Libras é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças surdas, contribuindo não apenas para o seu domínio linguístico, mas também para a construção de uma identidade positiva e fortalecida. A exposição precoce e consistente à Libras possibilita às crianças surdas expressarem-se plenamente, desenvolverem relações sociais significativas e participarem ativamente de suas comunidades. Além disso, a promoção da Libras como língua de instrução e meio de comunicação nas escolas é essencial para garantir o pleno acesso à educação e para promover a inclusão e o sucesso acadêmico das crianças surdas. Este trabalho ressalta a importância de políticas educacionais e sociais que reconheçam e valorizem a Libras como parte integrante da identidade e cultura surdas, visando assim a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade linguística e cultural.