A pesquisa centra-se na realização de Rodas de Conversa para articulação entre os professores, pedagogo (ou diretor) da escola comum e os professores do AEE que atuam na instituição pública, Unidade de Trabalho Diferenciado – Transtorno do Espectro Autista, localizada no município de Angra dos Reis. Como referencial teórico de base priorizou-se: Damiani (2008); Marin, Braun (2013); Mendes, Vilaronga, Zerbato (2018); Capellini, Zerbato (2019), Araújo e Almeida (2018); Campos (2018) e Oliveira (2018), que trazem a abordagem do ensino colaborativo entre a educação especial e ensino comum; Maleval (2017), Pisetta (2019, 2022), os quais trazem a psicanálise e enfatizam uma nova dimensão e percepção sobre o sujeito autista, respeitando sua singularidade. O estudo baseou-se na metodologia pesquisa qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994), pesquisa-intervenção (Moreira, 2008) e análise de conteúdo (Bardin, 2016). O objetivo foi compreender qual é a influência do trabalho colaborativo entre o pedagogo (ou diretor), professores da escola comum e professores do AEE no processo de inclusão dos estudantes autistas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e os específicos foram: analisar a pertinência do trabalho colaborativo; conceituar o que é o autismo; identificar as implicações do trabalho colaborativo na inclusão. Destacaram-se como resultados: a disponibilidade e interesse dos professores e demais sujeitos, para o diálogo e trocas; a socialização de materiais pedagógicos produzidos entre os professores; maior a percepção e um olhar mais focado no estudante; o envolvimento de todos responsáveis; a percepção de que a família deve ser incluída; a falta da garantia pelo sistema educacional da participação direta de outras áreas especializadas no processo colaborativo; o enquadramento do estudante autista dentro da padronização da escola comum; a falta da garantia do espaço tempo para articulação entre os professores; e o discurso centrado na medicalização. A pesquisa identificou a potência do trabalho colaborativo no processo de inclusão.