MAPEAMENTO DO ENSINO DE INGLÊS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NO MATO GROSSO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108449 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "MAPEAMENTO DO ENSINO DE INGLÊS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NO MATO GROSSO" "resumo" => "O processo de ensino aprendizagem acontece de uma forma plural, diversa e não necessariamente linear, essa consciência da diversidade é sempre necessária para que estejamos em constante revisão de nossas práticas com a intenção de melhorá-las. Estas são máximas de algumas de nossas discussões ao longo de nossa formação como professores e aprendizes. Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar, dentro das diretrizes determinadas nacionalmente e regionalmente, como está sendo feito o processo de inclusão no ensino de língua inglesa para os alunos do estado de Mato Grosso, em especial os estudantes surdos. A importância desse trabalho se deve à escassez de estudos produzidos nesse escopo, além de reforçar a relevância do ensino de língua inglesa de forma plural e multifacetada para todos que estejam em idade escolar. Para tanto, buscamos basear nossas discussões em Moraes, Rajagopalan, Tílio, entre outros. A pesquisa documental em andamento se baseia principalmente na BNCC e em suas adaptações feitas pela SEDUC/MT. Além disso, também utilizamos pesquisa qualitativa para executar este trabalho, conforme orientações de Triviños para a pesquisas em educação. Até o presente momento pudemos constatar que o estado prevê um ensino inclusivo e plural em suas diretrizes, ao mesmo tempo em que as práticas atuais tais, como programas como o MAIS INGLÊS, desconsideram em partes essas especificidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2411_TB600_25032024185549.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURO HENRIQUE ALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "LAURO LEITE" "autor_email" => "lauroh7@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108449 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "MAPEAMENTO DO ENSINO DE INGLÊS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NO MATO GROSSO" "resumo" => "O processo de ensino aprendizagem acontece de uma forma plural, diversa e não necessariamente linear, essa consciência da diversidade é sempre necessária para que estejamos em constante revisão de nossas práticas com a intenção de melhorá-las. Estas são máximas de algumas de nossas discussões ao longo de nossa formação como professores e aprendizes. Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar, dentro das diretrizes determinadas nacionalmente e regionalmente, como está sendo feito o processo de inclusão no ensino de língua inglesa para os alunos do estado de Mato Grosso, em especial os estudantes surdos. A importância desse trabalho se deve à escassez de estudos produzidos nesse escopo, além de reforçar a relevância do ensino de língua inglesa de forma plural e multifacetada para todos que estejam em idade escolar. Para tanto, buscamos basear nossas discussões em Moraes, Rajagopalan, Tílio, entre outros. A pesquisa documental em andamento se baseia principalmente na BNCC e em suas adaptações feitas pela SEDUC/MT. Além disso, também utilizamos pesquisa qualitativa para executar este trabalho, conforme orientações de Triviños para a pesquisas em educação. Até o presente momento pudemos constatar que o estado prevê um ensino inclusivo e plural em suas diretrizes, ao mesmo tempo em que as práticas atuais tais, como programas como o MAIS INGLÊS, desconsideram em partes essas especificidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2411_TB600_25032024185549.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURO HENRIQUE ALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "LAURO LEITE" "autor_email" => "lauroh7@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }