O processo de ensino aprendizagem acontece de uma forma plural, diversa e não necessariamente linear, essa consciência da diversidade é sempre necessária para que estejamos em constante revisão de nossas práticas com a intenção de melhorá-las. Estas são máximas de algumas de nossas discussões ao longo de nossa formação como professores e aprendizes. Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar, dentro das diretrizes determinadas nacionalmente e regionalmente, como está sendo feito o processo de inclusão no ensino de língua inglesa para os alunos do estado de Mato Grosso, em especial os estudantes surdos. A importância desse trabalho se deve à escassez de estudos produzidos nesse escopo, além de reforçar a relevância do ensino de língua inglesa de forma plural e multifacetada para todos que estejam em idade escolar. Para tanto, buscamos basear nossas discussões em Moraes, Rajagopalan, Tílio, entre outros. A pesquisa documental em andamento se baseia principalmente na BNCC e em suas adaptações feitas pela SEDUC/MT. Além disso, também utilizamos pesquisa qualitativa para executar este trabalho, conforme orientações de Triviños para a pesquisas em educação. Até o presente momento pudemos constatar que o estado prevê um ensino inclusivo e plural em suas diretrizes, ao mesmo tempo em que as práticas atuais tais, como programas como o MAIS INGLÊS, desconsideram em partes essas especificidades.