A garantia de uma escola inclusiva é uma pauta já discutida por todos aqueles que defendem uma educação de qualidade, principalmente quando se leva em consideração o aluno com deficiência, onde os direitos educacionais são garantidos por lei. Porém, a contextualização do ensino inclusivo na escola da rede municipal de Itapipoca EEB Maria Dalva Barbosa de Azevedo é realizada na busca de um sucesso mesmo com entraves que recaem sobre o perfil de uma escola que procura ser inclusiva, pois existem fatores diversificados que bloqueiam a inclusão. Teóricos como Mantoan (2013) e BAPTISTA, (2002) nos propõem pensar em práticas pedagógicas para que as crianças com autismo tenham sua aprendizagem efetuada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar os obstáculos que ocorrem na EEB Maria Dalva Barbosa de Azevedo, responsáveis pela dificuldade em se desenvolver uma educação inclusiva. Para isso, através da prática da observação dos alunos com TEA, quisemos compreender no que tais obstáculos influenciam no processo da inclusão e ensino e aprendizagem. Os resultados de nossa observação indicaram que os principais entraves no processo de um ensino inclusivo na referida instituição recaem na impotência de metodologias assistivas para o professor trabalhar determinados conteúdos. É notório a aplicação de metodologias que não alcançam o entendimento dos alunos, dificultando a aprendizagem dos mesmos e, consequentemente, minando as possibilidades de oferecer uma educação de qualidade e inclusiva.