USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108056 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1369 "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS" "resumo" => "Este artigo examina o uso de tecnologias digitais na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, com ênfase na sua integração para promover a inclusão nas salas de aula. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida em uma escola em Pesqueira-PE, Brasil, que enfrentava desafios na incorporação de propostas didáticas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os resultados revelaram uma utilização restrita das tecnologias digitais pelos professores, ressaltando a necessidade urgente de formação e capacitação para um uso eficaz dessas ferramentas, tendo em vista que o seu uso destas irá proporcionar uma melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Além disso, foram identificadas barreiras relacionadas ao acesso e à infraestrutura, limitando a implementação plena das TIC. Apesar desses obstáculos, observou-se o potencial das tecnologias digitais para melhorar a experiência de aprendizado dos alunos com deficiência, especialmente quando adaptadas às suas necessidades específicas. Com base nas descobertas, o artigo oferece insights e recomendações para promover uma educação mais inclusiva e acessível, destacando a importância da formação docente, da personalização dos recursos digitais e do investimento em infraestrutura escolar. Essas contribuições visam informar e inspirar práticas educacionais mais inclusivas e eficazes, visando beneficiar não apenas os alunos com necessidades educacionais especiais em Pesqueira, mas também em contextos educacionais mais amplos no Brasil e em todo o mundo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1369_TB75_11032024151402.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA SIMAO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA" "autor_email" => "rosangelapesqueira@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108056 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1369 "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS" "resumo" => "Este artigo examina o uso de tecnologias digitais na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, com ênfase na sua integração para promover a inclusão nas salas de aula. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida em uma escola em Pesqueira-PE, Brasil, que enfrentava desafios na incorporação de propostas didáticas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os resultados revelaram uma utilização restrita das tecnologias digitais pelos professores, ressaltando a necessidade urgente de formação e capacitação para um uso eficaz dessas ferramentas, tendo em vista que o seu uso destas irá proporcionar uma melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Além disso, foram identificadas barreiras relacionadas ao acesso e à infraestrutura, limitando a implementação plena das TIC. Apesar desses obstáculos, observou-se o potencial das tecnologias digitais para melhorar a experiência de aprendizado dos alunos com deficiência, especialmente quando adaptadas às suas necessidades específicas. Com base nas descobertas, o artigo oferece insights e recomendações para promover uma educação mais inclusiva e acessível, destacando a importância da formação docente, da personalização dos recursos digitais e do investimento em infraestrutura escolar. Essas contribuições visam informar e inspirar práticas educacionais mais inclusivas e eficazes, visando beneficiar não apenas os alunos com necessidades educacionais especiais em Pesqueira, mas também em contextos educacionais mais amplos no Brasil e em todo o mundo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1369_TB75_11032024151402.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA SIMAO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA" "autor_email" => "rosangelapesqueira@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }