Este artigo examina o uso de tecnologias digitais na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, com ênfase na sua integração para promover a inclusão nas salas de aula. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida em uma escola em Pesqueira-PE, Brasil, que enfrentava desafios na incorporação de propostas didáticas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os resultados revelaram uma utilização restrita das tecnologias digitais pelos professores, ressaltando a necessidade urgente de formação e capacitação para um uso eficaz dessas ferramentas, tendo em vista que o seu uso destas irá proporcionar uma melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Além disso, foram identificadas barreiras relacionadas ao acesso e à infraestrutura, limitando a implementação plena das TIC. Apesar desses obstáculos, observou-se o potencial das tecnologias digitais para melhorar a experiência de aprendizado dos alunos com deficiência, especialmente quando adaptadas às suas necessidades específicas. Com base nas descobertas, o artigo oferece insights e recomendações para promover uma educação mais inclusiva e acessível, destacando a importância da formação docente, da personalização dos recursos digitais e do investimento em infraestrutura escolar. Essas contribuições visam informar e inspirar práticas educacionais mais inclusivas e eficazes, visando beneficiar não apenas os alunos com necessidades educacionais especiais em Pesqueira, mas também em contextos educacionais mais amplos no Brasil e em todo o mundo