O Geopark Araripe, um programa internacional da UNESCO, visa promover a valorização dos aspectos geológicos, ambientais e socioculturais da região do Cariri Cearense. Este estudo investiga os métodos de inclusão adotados pelo projeto acerca da Educação Ambiental, avaliando sua eficácia e alinhamento com seus objetivos. Reconhecendo a inclusão social como ação afirmativa que integra a comunidade, analisamos as diversas abordagens do Geopark Araripe para promover a acessibilidade na educação ambiental. Destacam-se as oficinas do setor de Geoeducação, incluindo contação de histórias, pintura de réplicas de fósseis e do soldadinho. Estas atividades visam proporcionar uma educação didática sobre questões ambientais locais, como os geossítios da região, animais endêmicos em extinção e o vasto acervo de fósseis. Além disso, foram quantificados os territórios e a população impactada, revelando uma ampla participação que abrange desde crianças à adultos de meia-idade, em seis cidades do Cariri (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri). Os resultados destacam o alcance significativo do programa, evidenciando seu impacto na conscientização ambiental e na promoção da inclusão social através da Educação. Assim, o Geopark Araripe emerge como um modelo eficaz de engajamento comunitário e valorização do patrimônio natural e cultural, demonstrando sua capacidade de criar conexões entre as pessoas e seu ambiente.