O presente artigo tem o objetivo de apresentar os avanços que vêm acontecendo na Educação de surdos no Brasil, desde 1855 até os dias de hoje. Pesquisas mostram os avanços da educação inclusiva na perspectiva da educação de surdos na sala de aula do ensino regular. O professor deve estar ciente de que diante das dificuldades da criança o seu cognitivo está preservado, porém o atendimento na sala de recurso irá estimular sua potencialidade para uma aprendizagem mais significativa. O uso de material adaptado por parte do/a professor/a no ensino regular promove uma inclusão na sala de aula, pois a criança se sentirá mais acolhida e segura, fazendo sua permanência no ensino regular não ser uma barreira para a sua aprendizagem em sala de aula comum. A Constituição traz a educação como um direito universal, e requisita a elaboração de outros marcos legais importantes nesse contexto, como é o caso da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB. Dentre os vários avanços dessa legislação educacional, destacamos a institucionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço desenvolvido por um profissional especializado em educação e inclusão, que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade No âmbito da educação de surdos tal metodologia pode apresentar-se enquanto uma estratégia de comunicação direta entre o aluno e o professor, colocando esse primeiro enquanto protagonista tanto do seu processo formativo quanto da sua história.